terça-feira, 31 de março de 2009

Dia das mentiras


1º de Abril



O Primeiro-ministro NÃO mente.

O P.s. É um partido de esquerda.

e

O pai da democracia tirou o socialismo da gaveta.

Estamos safos!

Já não era sem tempo.

domingo, 29 de março de 2009

A banca banqueteia-se


O PCP apresenta propostas para o sector financeiro


Nacionalização da banca e dos seguros!

"ao serviço do desenvolvimento económico e social"


Os media têm procurado fazer passar a mensagem de que os bancos tiveram uma grande descida nos seus lucros em 2008 devido à crise. No entanto, de acordo com os dados da Associação Portuguesa de Bancos, os lucros da banca, em 2008, foram de 2.051 milhões de euros, ou seja, 5,6 milhões euros/dia, incluindo sábados e domingos. E como tudo isto já não fosse suficiente, em 2008, a taxa efectiva de imposto paga pela banca é apenas de 13% --- inferior à de 2007 que foi de 13,6%. Se a banca tivesse pago, pelo menos, a taxa legal (25% de IRC mais 1,5% de derrama para as autarquias), ela teria pago em 2007 mais 366 milhões de euros de imposto sobre lucros e, em 2008, mais 318 milhões de euros, o que somado dá 684 milhões de euros.

Resumo do estudo de Eugénio Rosa. Ver estudo completo em RESISTIR.INFO

sábado, 28 de março de 2009

Os vitelos sagrados


O António Vitorino ganha 5 mil euros (5000€) por cada reunião em que participa como Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Brisa.

Gostava de assistir a uma dessas reuniões para me aperceber do esforço despendido pelo senhor Presidente. Ou ainda qual será a teta certa da Vaca Rosa que alimenta tantos vitelos sagrados.

Muito sofre quem se propõe trabalhar para o país e o bem-estar de quem trabalha.

"É preciso ter vaca" para mamar à tripa-forra!

sexta-feira, 27 de março de 2009

Sal a mais e pão a menos


Numa altura em que o acesso ao pão se está a tornar cada vez mais difícil o PS apresentou na Assembleia da República um projecto lei que pretende reduzir o sal utilizado no pão.



Primeiro tiraram-nos o pão e só depois decidem reduzir-lhe o sal. Que mal faz o sal no pão que não comemos? O problema neste momento já não está no cloreto de sódio mas no pão que nos falta.

O povo exige-lhes pão e os governantes que se empanturram com bolo acham que o problema reside no sal do pão que o povo não tem.

Estes governantes saíram-me uns bons papos-secos.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Escaravelhos

Os rola-bosta ou vira-bosta depositam os ovos em bolas de excremento


A bióloga e espeleóloga Sofia Reboleira, descobriu duas novas espécies de escaravelhos em grutas da Serra d'Aire e Candeeiros.

Se escarafuncharmos nas grutas do BPN encontraremos seguramente espécies de rola-bosta capazes de fazer bolas de excremento de várias dimensões e as mais fedorentas que se possa imaginar. Quanto aos vira-bosta do BPP esconderam a merda toda e o resto da escaravelhada não sabe onde por os ovos.

Quem se lava na fossa...



quarta-feira, 25 de março de 2009

Favas cozidas com bacalhau


Vamos lá a descontrair.
As preocupações deixam marcas indeléveis.


Flor da faveira

FAVAS COZIDAS COM BACALHAU

O faval em flor, é o jardim de qualquer hortelão, anunciando os frutos que não tardam.

Se o primeiro trigo é dos pardais, as primeiras favas, cozidas, temperadas de azeite, vinagre e alho, sem esquecer os indispensáveis coentros, são para o fiel amigo.

Bacalhau e fava cozida, dois parentes pobres e acolhedores que esbanjam conforto e bem-estar aos que lhes dão lugar à mesa.

Quem não souber cozinhar este prato... não o merece! E não sabe quanto perde.


segunda-feira, 23 de março de 2009

Testemunho


Um desabafo ao correr da pena



Lima de Freitas

Foi-me dado o privilégio de ter tido acesso a este testemunho sentido e muito dorido que me comoveu profundamente. Há médicos já empedernidos, é natural, mas outros há com enorme sensibilidade a quem devemos prestar a nossa homenagem e dar-lhes voz.


«Gaia está mergulhada numa enorme nuvem cinzenta, e isso é mesmo muito mau para o ânimo ( eu sou daquelas em quem a luz do sol faz toda a diferença).

Estou a sair do inferno, mais de 24 horas de no meio de gente a gemer, a morrer, e eu sem grandes propostas para nada.... Aparecem muito velhos (ontem, a mais velha tinha 99 anos), muito estragados, muito sujos.... Uma tristeza sem fim. Aos 99 anos devíamos todos ter o direito de nos deixarem tranquilamente morrer na nossa cama, com alguém muito querido a dar a mão e a dizer palavras carinhosas.

Mas não: há que arrancar para o hospital, e depositar o que sobra de vidas talvez felizes, em macas com um número, que vão ser alinhadas num corredor ao lado umas das outras, 30 à espera do mesmo. Para mim isto é o inferno, a ausência total de uma mão que segure a nossa.

Gostava de não estar tão cansada disto tudo, tão farta da hipocrisia de quem governa, que por detrás de discursos populistas para o povão, impõe restrições, índices de produtividade, números. O bom doente é o que morre rápido e gasta pouco. Se ultrapassa os 6 dias regulamentares para ficar melhor vai lixar o médico, que tem de responder por isso. Por isso eu hoje tive de dar contas ao administrador porque é que o doente com hemorragia cerebral morreu ao fim de 20 dias ( deveria ter sido antes do limite da média, mas eu acho que me esqueci de avisar o doente; devia ter dito : "ó senhor fulano, veja , se acha que vai morrer é melhor aviar-se depressa , senão estamos todos bem lixados: o senhor morre à mesma, e a média do meu Serviço fica no vermelho") . A bem dizer, há uma série de doentes a quem eu devia ter feito este aviso; ao Sr António, levado por uma cirrose de uma vida a beber, ou àquele consumido por um cancro, com filhos tão pequenos que a mulher não queria que morresse à frente das crianças.... É uma agonia.

Maria da Luz Esperança (médica)
»

domingo, 22 de março de 2009

A TV não estava lá!

Se soubesse como o fazer juntava a estas fotografias a do Sérgio Ribeiro que nos cinco meses deste mandato no Parlamento Europeu apresentou tanto trabalho como o BE em cinco anos.

E como não quero gastar de uma só vez todos os cartucho mais tarde voltarei ao assunto.
13 relatórios, 1398 intervenções e 671 perguntas

O Expresso refere num pequeno quadro a actividade dos eurodeputados portugueses neste mandato.


Porque em Bruxelas e Estrasburgo o BE não é vedeta - por enquanto - o seu eurodeputado aproveitou para se bater com uns bons chucrutes regados com branco seco do Reno. É o que se depreende da actividade que desenvolveu durante este mandato.

PCP 2 deputados 13 relatórios 1398 intervenções 671 perguntas

BE 1 deputado, 1 relatório, 41 intervenções e 13 perguntas

Podemos concluir que a televisão é um bom estimulante e excelente nutriente publicitário.

"Ver comentário.
Já rectifiquei.

É tão agradável e dá-nos tanta segurança ter Amigos que estão atentos e são conhecedores!..."

sábado, 21 de março de 2009

"Um sorriso com flores nos olhos"

Dia Mundial da Poesia

"POESIA É VOAR FORA DA ASA".
Manoel de Barros

"UM SORRISO COM FLORES NOS OLHOS"
Catarina

CONFIANÇA

O que é bonito neste mundo, e anima
É ver que na vindima
De cada sonho
Fica a cepa a sonhar outra aventura...
E que a doçura
Que se não prova
Se transfigura
Numa doçura
Muito mais pura
E muito mais nova...

Miguel Torga

sexta-feira, 20 de março de 2009

O Finório


Os bitates desse individuo não nos devem surpreender. Tem uma raivazinha seca contra o PCP que não o deve largar nem mesmo quando bate a sesta. Finório que é trunca afirmações, insinua, deturpa ou descontextualiza citações e fá-lo com a maior das desvergonhas.

Os media sabem onde encontrar veneno do mais refinado. E onde é que o poderiam encontrar para comentar a manifestação?

No finório!




terça-feira, 17 de março de 2009

A marmita e os "marmelos"


Perderam a noção das conveniências ou do pudor.
Quando uma empresa em 2007 apresentou 741,9 milhões de lucro e distribuiu "o prémio especial OPA (4,98 milhões de euros) por três ou quatro administradores, mais o prémio de performance no valor de 3,693 milhões de euros, atribuídos aos sete Administradores, perfazendo 8,673 milhões, quantia muito superior ao aumento anual que todos os trabalhadores do grupo auferiram nesse ano, a inauguração dos "espaços Snack" para os "colaboradores" (já não há trabalhadores) aquecerem a paparoca que trazem de casa já não é só ofensivo: é ridículo!

E quando da inauguração do citado espaço Snack para que os colaboradores (ou marmiteiros) possam aquecer a comidinha que trazem de casa, recordei o Américo Thomaz a botar faladura quando inaugurava os fontanários:

«Esta inauguração é mais um passo que damos no sentido de tornar as condições de trabalho que damos aos colaboradores o melhor possível, particularmente no actual enquadramento que vivemos e que é difícil. Vamos proporcionar aos colaboradores a possibilidade de trazer comida de casa e de usufruírem de boas condições. É mais uma demonstração que a empresa está preocupada com a responsabilidade social interna e com o bem-estar dos colaboradores. Explicou Francisco Nunes, administrador da PT».

De seguida o motorista te-lo-ia levado a um restaurante de muitas estrelas.



segunda-feira, 16 de março de 2009

Só Ares, só caspa!


Não resisti! Roubei o retrato ao "O Cantigueiro"


Dá um excelente cartaz eleitoral para o PS

ou também pode servir para mostrar às criancinhas o que acontece quando se é mentiroso


ou piolhoso


domingo, 15 de março de 2009

A sombra -- autocolante/44




Se não é da família

Se não moram na mesma rua

Se não se conhecem da faculdade nem se reconhecem nas dificuldades

Com mil milhões de diabos e mais um décimo:

Porque razão os media sempre que escrevem ou pronunciam Jerónimo ou PCP tem que aparecer essa "sombra" ou adesivo que ao tentarmos retirar de uma das mãos fica sempre colado à outra?

Esse gente é Louca! (será assim que se escreve?)

sexta-feira, 13 de março de 2009

BASTA!

200.000
e
virão muitos, muitos mais


O aquecimento para o 1º de Maio

ISTO VAI! -- autocolante/43


Lutámos sempre; lutaremos sempre!



200.000! Lutando

ISTO VAI!

Uma Central Sindical não reformista

Um Partido Revolucionário

E um Povo que não aceita a submissão

ISTO VAI!


Camaradas, I s t o v a i !


quinta-feira, 12 de março de 2009

Importante é lutar!


Os discursos ficam para depois

O mais importante é estar presente

Verdadeiramente importante é lutar



Ser solidário!



E não lhes dar tréguas

quarta-feira, 11 de março de 2009

Manuel da Fonseca - efeméride


Manuel da Fonseca


Debaixo do lenço azul com sua barra amarela
os lindos olhos que tem!
Mas o rosto macerado
de andar na ceifa e na monda
desde manhã ao sol posto,
mas o jeito das mãos
torcendo o xaile nos dedos
é de mágoa e abandono...

Ai, Maria Campaniça,
levanta os olhos do chão
que eu quero ver nascer o sol!

Manuel da Fonseca
15 de Outubro de 1911
11 de Março de 1993



segunda-feira, 9 de março de 2009

A RUA é nossa!


O BCP cujas acções já valem tanto como uma simples bica
tem pago aos "gestores"

NOVENTA MIL EUROS (90.000€) por reunião!...


A banca é um albergue de gente perversa onde pululam ministros.

DIA 13, NA RUA, QUEREMOS GARANTIR O PÃO



domingo, 8 de março de 2009

Bruxarias


Fontes fidedignas na área das ciências ocultas, alertaram-me para o facto de Manuel Alegre ter ficado em casa a fazer bruxarias, enquanto se processava a beatificação de Sócrates no Concílio do P.S..

Esperemos que resulte!

sábado, 7 de março de 2009

DISpUTAS

Espectáculo

Filho da Outra! Bandalho! Vai pró carValho!

Assim se comportou o laranjinha dirigindo-se à delicada rosa.

Com ou sem acordo ortográfico os rapazes lá se vão entendendo como se ainda estivesse no recreio com a malta do bairro.

Não foram admoestados, sairam sorridentes e nós estamos à-vontade para os tratar de tudo o que nos vier à cabeça sem receio de sermos incriminados.

Entretanto, e com a ajuda de um Dicionário de Calão, estou a organizar um glossário para entregar na Assembleia da República com a finalidade de manter actualizados os senhores Deputados.

Abafa
Abécuas
Abotoar-se
À brocha
Achar o beque
Afagar a palhinha
etc. etc.





quinta-feira, 5 de março de 2009

CARTAZ



Porque as eleições se aproximam e para que não me apodem de sectário ou ingrato, sugiro aos senhores da governança este cartaz eleitoral.

É uma proposta recheada de verdade, humor e muita honestidade.

Garanto-vos no entanto que os cartazes com que nos iremos defrontar nos farão rir muito mais.


Para o P.S. (post scriptum) Aceitam-se mais sugestões.


quarta-feira, 4 de março de 2009

Tratamento de choque - autocolante/42



Face às agressões quotidianas a que estamos sujeitos, é indispensável preservar o equilíbrio emocional.

Sugiro que logo pela manhã, ao abrir a janela, lance para o exterior uma sonora gargalhada de descompressão. Antes de folhear algum desses jornais ditos de referência, de preferência à mesa do "Café", repita o exercício e quando, para ver o noticiário, abrir a televisão, corte o som de imediato, vire-lhe as costas e ria.

Se não cumprir este preceito, arrisca-se a ficar com um sorriso amarelo e crónico, com a certeza de que não há detergente que o lave mais branco.


terça-feira, 3 de março de 2009

O Indiferente






Á porta da fábrica, inconformado, olhar vago repetia:
"Eu não merecia isto!"

Era, no seu entender, um operário exemplar: Nunca fizera greve, tão-pouco se sindicalizara, trabalhava os dias e horas que o patrão mandasse e não se metia em políticas.

Os portões da fábrica estão fechados, o patrão não aparece...
"Eu não merecia isto!"

domingo, 1 de março de 2009

O Rejubilatório


Ilustração de Pedro Penilo

A nossa felicidade é a extensão da felicidade alheia.
Não, esta tirada não é de Sócrates, o filósofo, nem de Albino Forjaz de Sampaio, o tal que... Saiu deste bestunto que ainda vai dar muito que falar.

Todos nos rejubilámos, não houve quem não se tivesse rejubilado, era fatal, era Vital. Estavam todos muito felizes, trocaram muitos abraços e beijinhos, sorrisos, palmadinhas nas costas, muitos encómios e poucos incómodos.

E eu suspirei fundo. Olhem se a este revolucionário, acompanhado pela sua primaZita, o PC-Magalhães, o Pina e outros marmelos que ainda andam por aí a transbordar renovação, não se lhes tivesse dado guia de marcha!

Chiça! Boa viagem e até nunca mais.