sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

2023 ano de asco

 Ao tentar humilhar Gaza, é Israel que está a ser humilhado

GIDÉON LÉVY - 11 DE DEZEMBRO DE 2023 

AQUI

Estas imagens chocantes circularam na Internet nos últimos dias. Vemos palestinianos nus, com as mãos amarradas e vendados. Segundo informações recolhidas pela associação Euro-Med Monitor, entre estas pessoas estão médicos, jornalistas e até uma criança de quinze anos. Uma voz crítica na sociedade israelita, Gideon Levy analisa o impacto destes métodos bárbaros.

Como se tudo isto não bastasse – os milhares de crianças mortas, o número de mortos perto de 20.000, as centenas de milhares de pessoas arrancadas das suas casas, as dezenas de milhares de feridos e a fome, a doença e a destruição em Gaza – além disso, também devem ser humilhados.

Humilhados até o âmago, para que pudessem aprender. Precisamos mostrar-lhes (e a nós mesmos) quem eles são (e quem somos). Para mostrar o quanto somos fortes e fracos. É bom para a moral. É bom para os soldados.

Não há maior prova de fraqueza moral do que a necessidade de humilhá-los em sua derrota.

Somos como o Hamas; Se eles são monstros, nós também somos.

Tendo dizimado a vida dos habitantes de Gaza, as suas propriedades, as suas casas e os seus filhos, vamos agora esmagar também o que resta da sua dignidade. Vamos forçá-los a se ajoelhar até que se rendam. Alguns soldados estão mascarados; Talvez eles tenham vergonha de seu comportamento?

De acordo com relatos, os habitantes de Gaza forçados a se despir foram retirados de um abrigo da Agência das Nações Unidas de Socorro e Obras em Beit Lahia e detidos para interrogatório. Ninguém sabe ao certo se algum deles era membro do Hamas.



1 comentário:

Olinda disse...

A violência é a arma dos cobardes.A História há-de julgá-los.Abraço