domingo, 2 de outubro de 2011

His Master's Voice

O provedor do leitor

O Público, a tal folha do merceeiro Belmiro, tem um provedor. O provedor é uma espécie de saco para treino de pugilistas que se interpõe entre o leitor e os responsáveis do jornal, obviamente, assalariados do merceeiro Belmiro. O provedor/saco responde aos leitores que não se conformam com a discriminação a que o PCP está sujeito na folha do merceeiro Belmiro. O provedor/saco, depois de muitos saltos de trampolim, habilidoso flic-flac e equilíbrio na corda bamba, termina o espectáculo com esta confissão de rabo escondido com gato de fora.

«Muitos jornalistas e responsáveis editoriais, por seu lado, tendem de facto a menorizar a informação sobre a actividade política do Partido Comunista. Por a considerarem demasiado previsível face à sua avidez pela novidade. Por descobrirem que é difícil antecipar as propostas e seguir ou relatar o debate interno num partido que vêem como monolítico e mais opaco que os seus adversários, e que é certamente mais eficaz do que estes a controlar a oportunidade da divulgação de informações que lhe digam respeito. Ou ainda por puro preconceito, que é insustentável no plano jornalístico: a influência do PCP sobre uma parte importante da sociedade portuguesa exige da imprensa maior atenção crítica e maior escrutínio informativo da sua actividade. Não para satisfazer qualquer lógica burocrática, mas em nome do interesse público

O provedor/saco aproveita para denegrir o PCP de modo sibilino e canalha.

JESUITA!

2 comentários:

Sérgio Ribeiro disse...

Tens razão!
Mas, mesmo escrito com os dedos cruzados atrás das costas, é interessante ler que PCP merece outro - e melhor - tratamento na comunicação social.

Há coisas tão evidentes que, em certas funções, até os "marçanos" têm de mostrar respeito pelos "fregueses".

Um abbraço

Fernando Samuel disse...

Eles nunca esquecem a lição...

Um abraço.