quarta-feira, 13 de agosto de 2014

FIDEL CASTRO - 88

(13 agosto de 1926)
PARABÉNS, FIDEL

«Começámos a reorganização com duas espingardas; Raúl, duas semanas mais tarde, trouxe mais cinco. Juntando às duas, reunimos nesse dia sete espingardas. Aí, disse pela primeira vez: ‘Agora sim, ganhámos a guerra’.»
Fidel Castro



AS PEQUENAS HISTÓRIAS

Década de sessenta, guerra colonial, o fascismo de garras afiadas. Consegui um long play editado em França com marchas e canções da Revolução Cubana. Era raro o dia em que não as ouvia como bálsamo para a pressão em que se vivia.

Sem que me apercebesse, o meu filho que nessa altura andava na primária, decorou a música com letra pouco recomendável na altura e, com o à-vontade que lhe dava a ingenuidade veio cantá-la para a rua.

Que não se podia falar todos nós sabíamos, mas explicar a uma criança que nem todas as canções se podiam cantar, não era tarefa fácil.

2 comentários:

Olinda disse...

O sêc.xx ficou marcado por grandes homens.Fidel ê um deles.Mas.jâ me tenho perguntado o porquë da geracao de Moncada ter sido tao especial.E muitos ficaram pelo caminho,como Frak Pais,Camilo,Abel Santamaria,Ciro Redondo,e tantos,tantos mais.Fidel ê um exemplo para todos os revolucionârios do mundo.

Um abraco

Graciete Rietsch disse...

Obrigada camarada por este bálsamo que nos trouxeste na escuridão dos tristes dias que vivemos.
Viva Fidel, Viva Cuba, Venceremos.

Um abraço.