sexta-feira, 27 de março de 2020

QUASE PARÁBOLA

a propósito da pandemia
 (Para cada um de nós, países ou continentes)
(El Greco, Jesus correndo com os vendilhões)

Um colega de trabalho, com o qual lidava diariamente, tomava todas as precauções profiláticas a que neste momento e derivado ao coronavírus todos nos obrigamos. Só pegava nas maçanetas das portas com proteção, no seu entender adequada, trazia sempre consigo um pedaço de algodão embebido em álcool com o qual esfregava os braços e até o rosto ao ponto de deixar a farmácia dos primeiros socorros da empresa desprotegida desses produtos.

Comportamento que, por sair da normalidade, me deixava intrigado.

Em conversa com outro colega, mais informado e perspicaz, coloquei-lhe a minha perplexidade perante comportamento tão incomum. Após alguns rodeios, acabou por me dizer que se tratava de um “complexo de culpa” e, ao reparar no meu espanto, continuou - este tipo vendia os medicamentos prescritos para a mulher que estava muito doente!

Fiquei estarrecido! já nem ouvi outras considerações e retive até hoje: “complexo de culpa.”

Alguns anos mais tarde, vi-o amparado ao braço da segunda mulher. Estava cego. Sorrateiramente, e sem que disso se apercebesse, os diabetes tinham cumprindo, por outra via, o que, aterrorizado temia.


3 comentários:

Mar Arável disse...

Os vírus também se abatem

Olinda disse...

Tenho uma amiga que chama a isso "a lei do retorno"e acredita na sua infalibilidade.Quem sabe,n'é?Abraço

Monteiro disse...

Nu Kua
Deus mandava pragas para castigar os Egípcios por não libertarem os judeus e os manterem como escravos. Agora Deus mandou o coronavírus para castigar os capitalistas que não libertam o povo e o mantém como escravos. Esta praga vai ser tão contundente que vai destruir todos os circuitos do capital e arrasar a civilização fascistas-nazista e finalmente haverá paz porque os detentores do capital serão todos desterrados para a ilha da Utopia onde serão reeducados para não voltarem a subjugar e dominar o povo.