sábado, 4 de fevereiro de 2023

OS BÁRBAROS não desistem

 

1972 – «Atentados de Natal» no Vietname

Em 1972, era su­posto os EUA re­ti­rarem do Vi­et­name, após um cessar-fogo de 60 dias, no âm­bito do acordo de paz que es­tava a ser cons­truído entre as partes, mas Nixon re­cuou e deu luz verde a um dos bom­bar­de­a­mentos mais bru­tais de toda a guerra.

Em De­zembro foram lan­çadas 36 000 to­ne­ladas de bombas sobre o Vi­et­name do Norte, mais do que em todo o pe­ríodo entre 1969 e 1971. Foi o cul­minar das atro­ci­dades co­me­tidas, de que é pa­ra­digma o ig­nóbil mas­sacre de May Lai, em 1968, em que cen­tenas de al­deões de­sar­mados, so­bre­tudo ve­lhos, mu­lheres e cri­anças, foram bar­ba­ra­mente as­sas­si­nados pelas forças norte-ame­ri­canas.

A ordem era «matar tudo o que se mova». Mor­reram pelo menos dois mi­lhões de civis e mais de um mi­lhão de sol­dados vi­et­na­mitas. Meio sé­culo de­pois dos Acordos de Paz de Paris, as­si­na­lado a 27 de Ja­neiro, os restos mor­tais de cen­tenas de mi­lhares de sol­dados con­ti­nuam de­sa­pa­re­cidos; mu­ni­ções por de­tonar per­ma­necem no solo; mais de 100 000 pes­soas fi­caram fe­ridas ou mortas de­vido a esses des­pojos; con­ti­nuam a de­tonar bombas que mu­tilam e matam. A Cruz Ver­melha es­tima que três mi­lhões de vi­et­na­mitas foram afec­tados pelo Agente La­ranja, o que in­clui pelo menos 150 mil cri­anças nas­cidas após a guerra com graves de­for­mi­dades.

Os EUA não foram jul­gados por crimes de guerra.

 

1 comentário:

Olinda disse...

O império até à data ainda não respondeu em nenhum crime de guerra. Lembremos Hiroshima e Nagasaqui.Assange está preso há anos por os denunciar .Abraço