terça-feira, 8 de agosto de 2023

9 DE AGOSTO, DIA MUNDIAL DOS CRIMES AMERICANOS CONTRA A HUMANIDADE

 

Ver AQUI

 Apelo aos "intelectuais, artistas e ativistas, para que contribuam com seus escritos, reflexões ou vídeos, e obras de arte em todas as suas manifestações, para fazer deste 9 de agosto um Dia anti-imperialista em defesa da humanidade".

Embora não haja um dia em que não nos lembremos de um golpe militar, de uma invasão, de um bombardeamento de populações indefesas, de desaparecidos ou de assassínios seletivos cometidos pelos Estados Unidos, escolhe-se a data em que este país lançou a sua segunda bomba nuclear, desta vez sobre Nagasaki, três dias depois de ter lançado sobre Hiroxima. Dezenas de milhares de vidas civis morreram instantaneamente; Centenas de milhares morreram mais tarde. Tratou-se de provocar o terror em todo o mundo, deixando claro a manutenção da hegemonia imperial norte-americana.

Aliás, essa tem sido a política que tem acompanhado a intervenção externa dos Estados Unidos ao longo do século XX e o que temos do XXI.

 

1 comentário:

Olinda disse...

Os EUA são uma ameaça à humanidade. Psicopatas (não incluo grande parte do povo norteamericano) são os únicos que lançaram a bomba atómica, mas também, pioneiros no uso de armas terríveis, como o napalm, gases, tóxinas, dioxinas, etc. (Ainda havemos de confirmar o aparecimento do vírus que provocou a recente pandemia) Abraço