sábado, 24 de setembro de 2011

Amílcar Cabral - Intelectual e revolucionário

Intelectual e revolucionário de primeira água

Percorremos juntos o mesmo caminho, irmanados na luta pela liberdade.

Os “gritos de revoltam” foram comuns e “confraternizaram com todos os homens.”

E na luta comum vencemos o antigo fascismo.

A LUTA VAI CONTINUAR!

AS LUTAS NÃO TÊM FIM NEM TRÉGUAS.

POEMA

Quem é que não se lembra

Daquele grito que parecia trovão?!

– É que ontem

Soltei meu grito de revolta.

Meu grito de revolta ecoou pelos vales mais longínquos da Terra,

Atravessou os mares e os oceanos,

Transpôs os Himalaias de todo o Mundo,

Não respeitou fronteiras

E fez vibrar meu peito...

Meu grito de revolta fez vibrar os peitos de todos os Homens,

Confraternizou todos os Homens

E transformou a Vida...

... Ah! O meu grito de revolta que percorreu o Mundo,

Que não transpôs o Mundo,

O Mundo que sou eu!

Ah! O meu grito de revolta que feneceu longe,

Muito longe,

Na minha garganta!

Na garganta de todos os Homens

Amílcar Cabral

3 comentários:

trepadeira disse...

Guiné e Cabo verde,Amilcar Cabral.

Um mundo de luta para lembrar e motivar-nos.

Um abraço,
mário

Justine disse...

Homem admirável!

(vou passando, para saber as novidades...)
Abraço

Fernando Samuel disse...

Amilcar, PAIGC, Liberdade, Independência, Futuro...

Um abraço.