segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Para os males cardíacos...


Apunhalado, o SNS, refúgio do nosso sofrimento, esvai-se deixando-nos sem abrigo. Desesperados e sem recursos recorremos às mesinhas, procurando no obscurantismo o conforto que os novos inquisidores nos usurpam.

Para obtermos a confiança dos “mercados” temos que lhes mostrar até que ponto estamos dispostos a nos sacrificar, e deixar bem claro que a nossa imaginação não tem limites.

Os “mercadossão robôs desprovidos de coração embora em seu lugar funcionem sofisticadas máquinas de calcular com as quais “pensam”, pesam e medem o nosso esforço em emagrecer o Estado.

E para atingirmos este patriótico objectivos começaremos pela cardiologia pediátrica e um endereço que servirá aos adultos.

Coração

1. Se uma criança tem as alas do coração caídas, isto é, se se encontra triste sem razão aparente, a mãe, para lhas levantar, coze três pães pequenos (merendeiros) e tira de cada um um bocadinho que dá ao filho.

O restante de cada pão deita-o a cada um dos três primeiros cães que encontrar voltando-lhes imediatamente as costas por forma a que não veja os animais pegarem nos pães.

(Ladoeiro 1966)

2. Invoca-se Santo Inácio, para os males cardíacos.

InArtes de Cura e Espanta-males”

(Espólio de medicina popular recolhido por Michel Giacometti)


(Quanto a nós, recomendamos, não vá à bruxa: lute)

2 comentários:

trepadeira disse...

Já o roubei e enviei por email.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Concordo toralmente com a legenda.

Um beijo.