sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Procuram-se e dão-se alvíssaras

Acordámos, certa manhã, e os empregos tinham desaparecido, assim, como que por magia. Os desempregados bem se desunham tentando desvendar o mistério. Onde é que se poderiam ter escondido? Muito provavelmente agachados atrás da crise.

De facto ‘as palavras são armas’ e eles sabem manejar com enorme mestria esse instrumento letal. Os 460 mil empregos desapareceram…

Deixaram de estar visíveis, esconderam-se, ficaram encobertos, ausentaram-se, afastaram-se, esquivaram-se, retiraram-se, extraviaram-se, perderam-se, sumiram-se sem deixar de estar no mesmo lugar, dissiparam-se, apagaram-se.

Não foram roubados, não houve ninguém implicado no seu desaparecimento, foram os empregos que se safaram. Os empregos são assim, chateiam-se e dão à sola. A PJ, não tomou conta do caso, e o fait divers acaba por cair no esquecimento. Os vocábulos moldam-se para tornar invisível o seu conteúdo. 460 mil empregos desapareceram… atéjeito para não empolar o milhão e duzentos mil que não encontram onde se esconder.

2 comentários:

Olinda disse...

Os vocábulos sao tratados com muita atençao.Com a frase estudada pode-se confundir a mente de quem a lê,e eles sabem-no.

trepadeira disse...

Pena que os pulhas não tenham ido com os desaparecidos.

Um abraço,
mário