terça-feira, 11 de outubro de 2016

Teatro Político - "A última viagem de Lénine"




Comédia/Drama - 90 min. - Encenação de Mafalda Santos - Interpretação de André Levy - Direcção Técnica de Cláudia Rodrigues - Texto Original de António Santos - Cartaz de Miguel Gomez


Atenção senhores passageiros: o comboio longo-curso que traz Lénine a Lisboa circula com um atraso de 90 anos. Pedimos desculpa pelos incómodos causados, mas às vezes é preciso dar 90 passos atrás para conseguir dar um passo em frente.
Comédia/Drama - 90 min. - Encenação de Mafalda Santos - Interpretação de André Levy - Direcção Técnica de Cláudia Rodrigues - Texto Original de António Santos - Cartaz de Miguel Gomez

Quando, em 1924, Lénine embarcou no comboio rumo a Lisboa, esperava encontrar um médico que o curasse da doença que lhe destruía o corpo e a mente. O que não esperava, era sair em 2016 e descobrir que, passado um século, o nosso mundo mudou tão pouco.

Noventa e nove anos depois da revolução que abalou o mundo, chega uma peça de teatro político que promete abalar os teatros com uma homenagem à Revolução de Outubro que traz para os nossos dias o verdadeiro Lénine: humano, generoso, destemido e revolucionário.

Livre do encómio e da calúnia, este é Lénine, o político; Ilich, o amante; Volodya, o irmão; Ulianov, o exilado e Vladimir, o amigo. Baseado num extenso levantamento historiográfico, a Associação Cultural "Não Matem o Mensageiro" apresenta um divertidíssimo texto original que promete não deixar ninguém indiferente.

Esta é uma comédia contra os da mó de cima e para os da mó de baixo: a história da revolução russa em 90 minutos, à espera de um comboio com 90 anos de atraso. A boa notícia sobre os comboios atrasados é que, mais tarde ou mais cedo, acabam sempre por chegar.

Com encenação de Mafalda Santos (À Espera de Gorete, Marx na Baixa, 5 para a Meia-noite) e André Levy (IBSEN, Marx na Baixa, Homem Morto Não Chora), A Última Viagem de Lénine é o terceiro trabalho do único grupo de teatro político em Portugal.

A Última Viagem de Lénine tem estreia marcada para o Teatro da Trindade, em Lisboa, no dia 13 de Outubro de 2016 para uma carreira de duas semanas. Depois, estará em digressão de Norte a Sul do país.

A Associação Cultural Não Matem o Mensageiro está disponível para levar "A Última Viagem de Lénine" a todos os teatros, juntas de freguesia, câmaras municipais e associações que queiram
celebrar o centenário da Revolução de Outubro.


Sem comentários: