Registra-me! sou árabe o número de minhaidentidade é cinquenta mil tenho oitofilhos e o nono... virá logodepois do verão! Vais teirritarporacaso?
Registra-me! sou árabe trabalhocommeuscompanheiros de luta em uma pedreira tenho oitofilhos arranco das pedras o pão, as roupas, os cadernos e não venho mendigarem tua porta e nãomedobro diante das lajes de teuumbral vais teirritarporacaso?
Registra-me
sou árabe meunome é muitocomum e sou paciente emumpaísque ferve de cólera minhas raízes... fixadas antes do nascimento dos tempos antes da eclosão dos séculos antes dos ciprestes e oliveiras antes do crescimentovegetal meupai... da família do arado e não dos senhores do Nujub*
e meuavôeracamponês semárvoregenealógica minhacasa uma cabana de guarda de canas e ramagens satisfeitocomminhacondição meunome é muitocomum
Registra-me sou árabe sou árabe cabelos... negros olhos... castanhos sinaisparticulares um keffiah* e uma faixa na cabeça as palmas ásperas comorochas arranharam as mãosque estreitam e amoacima de tudo o azeite de oliva e o tomilho meuendereço sou de umpovoado perdido... esquecido de ruassemnome e todos os seushomens... no campo e na pedreira amam o comunismo vais teirritarporacaso?
Registra-me sou árabe tume despojaste dos vinhedos de meusantepassados e da terraque cultivava commeusfilhos e não os deixastes nem a nossosdescendentes maisqueestesseixos quenossogoverno tomará também como se diz vamos! Escreve bem no alto da primeirapágina quenão odeio os homens queeunão agrido ninguém mas... se me esfomeiam como a carne de quemmedespoja e cuidado...cuida-te de minhafome e minhacólera.
Mahmoud: imortal! Por Elaine Tavares - jornalista
.1 Célebretribo da Arábia 2 Lençocomdesenhos quadriculados, usado paracobrir a cabeça e que tornou-se símbolonacionalpalestinopelaliberdade e independência. Originariamente, esselenço é usado pelos camponeses para protegerem a cabeçadurante o trabalho no campo.
1 comentário:
Maravilhoso poema!!!
Impssível perdoar aos opressores!!!
Um beijo.
Enviar um comentário