sábado, 7 de julho de 2012

«CÂMARA ÓPTICA»



Possidónio (de Possidónio, n. p.), m. (deprec.). Político sertanejo, que a salvação do país na supressão de todas as despesas públicas.

Possidónio, adj. e s. Do antr. Possidónio, segundo Cândido de Figueiredo, nome com que os jornais lisboetas e, especialmente, determinado folhetinista designavam certo deputado.

«CÂMARA ÓPTICA»
Os possidónios por um óculo

No dia do triumpho

E o dia do triumpho há de chegar, e os Possidónios hão de volver aos seus penates, cobertos de louro que nem sáveis de escabeche.
E a pátria agradecida mandará esculpir no frontão da câmara: -- «Aqui se amassou o pão do futuro

E os funcionários públicos, reduzidos às proporções de bacalhau inglez espalmado à porta da tenda, virão saudar os padres conscriptos; e pedindo ao palmão exhausto o derradeiro e entrecortado alento, murmurando, com um palmo de língua de fora: -- Ave, reformadores, os que vão dar a casca, vos saúdam!

 E elles, os Possidónios, radiantes, barrigudos, de papo cheio, de bestunto occo, de olhar sobranceiro, e de bengala em punho, seguirão por entre as alas do povo, chouleando em demanda da imortalidade!

Saturno tem o direito de viver, ainda que devore seus filhos; o ponto está em que não arreganhe o dente para os Tonantes da situação, e que deixe medrar os Neptunos, cujo tridente aplaca na revolta as ondas populares!

É por isso que eu estou a ver com os olhos d’alma a saída triumphal dos nossos Catões, dos nossos Régulos, dos nossos Brutos. Os tabuleiros do doce estender se hão em fila desde o largo de S. Bento até à estação dos caminhos-de-ferro, e as pretas, para festejar o tratado de comércio com os seus irmãos da Libéria fornecerão alr…nia às praças de preto e aos menores até doze anos. Os copos d’água serão pagos por qualquer verba de despezas eventuaes. Pemitir-se-hão as lágrimas de alegria popular, porque com ellas se faz uma economia na rega das travessas e calçadas. Quando o préstito desembarcar ao adro de S. Bento, o primeiro dos Possidónios cantará no estylo e música do general Povo:

- Possidónio de venta erguida,
Com três cifrões,
Chega, e zumba! Ganho a partida
Aos comilões.


José Manuel Rodrigues da Costa
in,«CÂMARA ÓPTICA»
1807/1829

2 comentários:

trepadeira disse...

O possidónio também canta,de galo,digo,de coelho,antes do arroz.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Parece escrito hoje!!!!

Um beijo.