segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A não ideologia


Assiste-se a um enorme frenesi intelectual no seio da classe burguesa.
“Conjunto de convicções filosóficas, sociais, políticas etc. de um indivíduo ou grupo de indivíduos.” (Dicionário Houaiss)

A ideologia dos ideólogos que nega a própria ideologia que professam. A ideologia surge como um anátema, o mal de todos os males que tem acorrentado a humanidade. Rejeitam a ideologia proletária para agradar ao ideólogo burguês, e numa só não ideologia amalgamam as ideologias proletária e burguesa. Como poderão conviver neste conúbio de interesses opostos é um mistério, como misteriosas são estas afirmações. Com o maior respeito pelo povo espanhol que procura uma saída para o seu sofrimento, esta afirmação, “deixar a ideologia de lado” e unirmo-nos para salvar o capitalismo é o que vem propondo o Cavaco. Os interesses das “pessoas”; que pessoas?

2 comentários:

Olinda disse...

Se hâ alguma coisa que indigne a inteligencia humana ê a pretensao de que as ideologias vao a caminho do cemitêrio.Pretende-se que tudo seja desideologizado:as discussoes econômicas,as propostas polîticas ,as relacoes internacionais.Quer dizer,que tudo seja ideologizado mas em sentido oposto.E para isso convidam-nos,com suprema cortesia,ä cerimônia da aceitacao.-Tomâs Borges-Comandante da revolucao Sandinista.

Abraco

Sérgio Ribeiro disse...

Pois é!
Estamos na dialéctica: a ideologia da não-ideologia.
O pragmatismo que substitui a prática social.
O vazio ideológico a ocupar o espaço esvaziado de ideologia.

Abraço