sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A despropósito?



As democracias ao gosto do Império

É evidente que os tempos são outros (por enquanto e se não estivermos atentos e atuantes) mas é útil e necessário recordar como funciona a democracia imperial.

O sequestro e assassinato de Aldo Moro
No dia 16 de março de 1978, quando se dirigia para a solenidade de posse como Chefe de Governo de Giulio Andreoti, o líder da Democracia Cristã (DC), Aldo Moro que apoiava um governo de coalizão com o Partido Comunista Italiano (PCI) foi sequestrado e mais tarde assassinado pelas Brigadas Vermelhas e encontrado passados 55 dias dentro de um carro na Via Caetani, uma rua localizada entre a sede central dos Democratas Cristãos e do Partido Comunista Italiano.

As Brigadas Vermelhas eram o braço armado da Glaudio assim como a Loja P2 que também esteve envolvida na Operação Glaudio (Gladio era o nome das organizações paramilitares que operavam nos bastidores da OTAN).
As Brigadas Vermelhas e a CIA
«As Brigadas Vermelhas trabalharam em comum acordo com a escola de línguas Hyperion em Paris, fundada por Corrado Simioni, por Duccio Berio e por Mario Moretti. Corrado Simoni havia trabalhado para o CIA na Radio Free Europe, Duccio Berio havia fornecido à SID italiana informações de grupos esquerdistas, e Mario Moretti, além de ser acusado pelos fundadores das Brigadas Vermelhas como sendo um agente da inteligência, igualmente aconteceu ser o arquiteto e o assassino do primeiro-ministro italiano anterior, Aldo Moro. Em relatório policial italiano a escola de línguas Hyperion foi referida como “o escritório mais importante da CIA na Europa.”»

1 comentário:

Olinda disse...

Muito interessante!Desconhecia ,por completo,esta informaçáo-Abraço