segunda-feira, 16 de outubro de 2017

VOZES LÚCIDAS E CORAJOSAS


 
General da Força Aérea na reserva  Vitor Cunha
15 h ·(clicar em Vitor Cunha para aferir origem artigo)

Começa a ser muito difícil olhar para estes fogos como se fossem todos eles produto de causas naturais ou de incendiários loucos ou doentes. A coisa tem, inclusivamente, contornos demasiado odiosos para ser obra do chamado lobby dos fogos. Não, por mim deixei de ter dúvidas, isto faz-me lembrar os incêndios às sedes do PCP por esse país fora (sobretudo a Norte, também), no Verão quente de 1975, com o intuito de enfraquecer e derrubar o poder político da época. Repito: não tenho hoje grandes dúvidas que estes fogos são obra de gente a soldo de quem está interessado em derrubar este poder político. Não sejam ingénuos, as pessoas são extremamente activas nestas actividades, sobretudo quando não lhes restam grandes alternativas no plano da luta política. Se assim for, não há que fugir ao desafio: os serviços de informação da República têm que cumprir o seu dever, o esforço de pesquisa deve ser orientado para a detecção dos interesses que enunciei, as forças de segurança, com a colaboração das forças militares, devem manter um dispositivo permanente de vigilância orientado pelas informações que forem recolhidas. Há que lidar com este inimigo implacável de uma forma igualmente implacável.
Se o leitor ainda achar que estou a exagerar, note apenas o seguinte: este fim de semana, atendendo à chuva prevista para os próximos dias e à chegada de tempos mais húmidos e com menores temperaturas, era a ultima oportunidade de provocar danos físicos graves e, eventualmente, danos políticos na "geringonça" ... Viu-se o que aconteceu, acha o leitor que foi apenas coincidência?
E então, vamos continuar a fingir que todos estes fogos não são acções inimigas do actual poder político? Vamos continuar a ter medo de chamar os bois pelo nome?

OUTRAS VOZES (AQUI)


56 comentários:

Unknown disse...

OBRIGADO SR. GENERAL VICTOR CUNHA.
PRECISAMOS DE MUITOS MAIS COMENTÁRIOS REALISTAS DITAS POR PESSOAS COMO O SENHOR.
OBRIGADO

Olinda disse...

Aqui anda mãozinha da "reaça"!Como no "verão quente",não estou a ver o governo PS aprofundar um inquerito.Abraço

ricardo mcordeiro disse...

...pois, só não vê quem não quer! Ficou bem armadilhada a ressabiada receção ao anunciado e DESEJADO DIABO. A ser verdade, até um cabo...NÃO das forças Armadas!, mas da EDP,...(cá laranja e vermelha asiática), aqueceu o restolho e provocou uma, ou mais, ignições....ele à cada coincidência em "desleixos" e outras "incúrias"....Espera-se que Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica se mantenha FIRME E HIRTO sem qualquer oscilação ou movimento de rotação, e que o GOVERNO mantenha o rumo apoiado pelo DISCERNIMENTO, LUCIDEZ e BOM SENSO dos partidos que o sustentam parlamentarmente no interesse da NAÇÃO. Muito Obrigado Senhor General pela crueza sentida e vivida pelos cidadãos ;SOMOS todos também vitimas!, contidas nas sua palavras. Cumprimentos.

ricardo mcordeiro disse...

...mais : corroborando a contrariedade que o atual poder politico causa INTERNACIONALMENTE e na União Europeia do PPE, poderá, quem quiser e tiver tv por cabo, ver na RTP 1, nas gravações automáticas, UM FILME ; bilderberg - O FILME!, emitido a partir da meia noite desta segunda feira. Aí se poderá ter uma "pálida" ideia de quem nomeia ou derruba governos e os meios subliminares e/ou indiretos que usa para atingir os SEUS ..DELES! objetivos. Repare-se, por exemplo, a que HORAS foi programada a emissão desse filme....

Unknown disse...

Concordo e apoio tudo o que está escrito, e linha de pensamentos

.Vou partilhar, pois a conspiração anda no ar.

Unknown disse...

Obrigado SR: General pelo seu depoimento, Precisamos de uma investigação mais exaustiva e, aniquilar esta cambada de assassinos, não venham dizer que são as pessoas com desequilíbrios mentais que causam estas desgraças ( terrorismo politico sim )

jmflousada disse...

Claro!Nós que já cá andávamos em 1975, sabemos bem quem incendiava sedes do pcp, mdp/cde e como a coisa se fazia para lá de Coimbra...

Pável Rodrigues disse...

É muito estranho que só o Centro e o NORTE é que foi fustigado pelas chamas. Será que todo o resto do País não tem floresta ?Os três Distritos com temperaturas altas saíram, por assim dizer sem danos!
Conceição

cid simoes disse...

Talvez o "montado de sobro" seja a razão http://www.quercus.pt/artigos-floresta/2411-a-importancia-dos-montados-de-sobro-

antonio nunes disse...

Tenho manifestado precisamente esta versão, mais ainda depois de ler o livro QUANDO PORTUGAL ARDEU, do jornalista e investigador Miguel Carvalho. Abraço Sr. General.

Vicente JCCorvo disse...

Parabéns e obrigado Snr.General Victor Cunha não só pela lucidez da sua análise, como tambem pela atitude corajosa em trazer a público factos que a todos nós cidadãos nos preocupam e que são interrogações até aqui sem resposta!!
Estou perfeitamente em linha com o pensamento do Snr.General acerca da origem, causa/ efeito da calamidade dos incêndios deste ano!!
Como não conseguem atingir o objectivo pondo em causa o desempenho da "GERINGONÇA" nos campos das contas, quer economica, querfinanceira quersocialmente,os inimigos deste governo, nosso governo, não olham a meios para atingir os seus fins, sem tão pouco se importando com os prejuizos materiais e em vidas humanas!!
O Verão quente de 1975 repete-se!!
O governo tem que estar alerta e tomar uma atitude corajosa perante os factos, caso contrário será "engolido pelas chamas" e quem irá sofrer somos nós , o povo!!
Os meus cumprimentos e mais uma vez muito obrigado pela sua atitude!!
Vicente J C Corvo - Sintra, 17/10/2017

xistosa, josé torres disse...

Para alem de corroborar no que escreve o general Vitor Cunha, acrescento uma interrogação. Por que não ardem as matas das celuloses? Por que é que são desvalorizados os terrenos "negros e cobertos do luto" dos incêndios. Por que não se investiga o comportamento do cartel das empresas concorrentes a atiçar fogos, desculpem, a combater fogos. Será um, dois, três isqueiros... que incendeiam e matam desta forma? Em Pedrogão diziam que tinha sido um raio, (duma trovoada que não existia) ou terá sido um "raio" de um criminoso a mando de alguém e com poder incinerador?

Unknown disse...

Obrigado Sr General! Infelizmento tenho de concordar com tudo o que disse. Isto não é só obra do diabo.

Unknown disse...

Eu proprio segui exactamente a mesma logica...e agora alguém vem escrever essa mesma conclusão. ..concordo em absoluto com o Sr. General.

Ajsousa disse...

Armando João Sousa
Obrigado SR General pelo lúcido e e verdadeiro comentário pois a forma e dimensões deste crime só podem ser obra de terrorismo político bem pensado e comandado.Apure-se os responsáveis para que o povo Português possa saber quem são os verdadeiros autores.

Unknown disse...

Leiria já pagou pela ousadia!!!

Unknown disse...

concordo plenamente parabéns sr GENERAL. O PRESIDENTE tem que ter pulso firme para não ser enrolado nesta escumalha que são capazes de agredirem se a eles próprios e dizerem que lhe baterão.

Unknown disse...

Temos uma linha de pensamento talvez na sua maioria concordante,mas as teorias de conspiração , muito ao gosto dos americanos,eu não vou nessa, isto é ser português?! Não existe , planificação, responsabilização, civismo,etc,etc, muito ao gosto do português, percebo que os políticos não tem a visão de militares,por isso acho que a protercao civil deveria sair do controle político até ao nível de câmara,se calhar em vez de ir buscar submarinos teria investido nos bombeiros , questão de estratégia!

Unknown disse...

Boa noite,estou fora do Pais mas sigo com atenção essa triste historia dos FOGOS POSTOS.DIGO E REPITO,FOGOS POSTOS.O SR GENERALdisse o que muitos milhares de Portugueses sentem.A sra Cristas,que tambem e fadista e o srPresidente Marcelo querem passar mais atestados de SEGUEIRA AO NOSSO POVO?Temos ex Combatentes a viverem na rua,temos idosos,milhares a viverem abaixo do limiar da pobreza,com PENSÕES DE REFORMA que nem chegam para os medicamentos,etc,etc.Os srs deputados aprovam a lei que autoriza a entrada d animais de estimação nos restaurantes.E os FUNDOS DE PENSÕES ROUBADOS POR TODOS OS GOVERNOS?Por favor não me deitem mais areia para os olhos.DISSE.

António Chaves Ferrão disse...

O segredo, em 1975 como em 2017, está em não dar cara. Ou "stay behind", como se diz no calão profissional.
Já agora: porque será que a Wikipedia só informa a respeito destas redes a que superestrutura obedecem, tal como Gulio Andreotti reconheceu no parlamento italiano, mas não publicita os muitos crimes de sange e conspirações que fazem parte da sua história? A Wikipedia também optou por "stay behind"?

O revoltado disse...

Não tenho dúvidas nenhumas, após os resultados das últimas eleições o diabo iria aparecer.
A Direita Estrebucha.

Unknown disse...

Totalmente de acordo.

José Gonçalves Cravinho disse...

Eu,filho de pobres trabalhadores do campo e um simples operário emigrante na Holanda onde resido desde 1964 e já velhote,93 anos de idade,direi que êste senhor General da Fôrça Aérea, disse uma verdade incontestável.No meu fraco entender,acho que os incêndios florestais são actos terroristas,mas afinal a Justiça não aplica a devida justiça aos incendiários que talvez façam parte do Rebanho do Senhor,cujos Pastores são «filhos da mesma escola»que formou ou formatou os apoiantes da Ditadura clerical-fascista do Estado Novo.De entre êstes Pastores,há certamente alguns que são do mesmo calibre do célebre terrorista Cónego Melo.Para terminar, deixo aqui êste meu desabafo em simples poesia:-Mas,porém,todavia,contudo/com populismo e demagogia/muita mentira,verdade parece/mas em liberdade e «democracia»/o Povo tem o Governo que merece/e contenta-se com Fátima,Futebol e Entrudo.A Pátria-Mãe p'ra mim madrasta/empurrou-me p'rà emigração/e maldita seja a Governação/que Portugal p'rà miséria arrasta.

Unknown disse...

Infelizmente, 0 PR mudou de direcção e culpa o governo desta calamidade!
O que fez a Sra. Cristas durante 4 anos como ministra da Agricultura? Vem agora apresentar uma moção de censura?
Que ha falta de coordenação, sim!Mas o que fazem os autarcas em vez de comunicarem as falhas que existem nos seus municípios ao poder Central ?
Revejam as falhas estruturais que existem nas autarquias para que de futuro não existam incêndios ou cheias que destruam mais o país.


Unknown disse...

De acordo

Unknown disse...

Bom dia SR General Vitor Cunha esses pensamentos por acaso são igual aos meus,não tive foi a coragem de os vir postar nas colunas sociais mas ainda os comuniquei a amigos meus tanta coisa que se passa nesse mundo corrupto até mais não desses canalhas que nos governam é tudo farinha do mesmo saco tenho pena de viver neste Pais que podia ser um jardim da europa e não passa de um monte de cinzas e de gente a sofrer esses desvaneios políticos.

tugas disse...

Que há gente a soldo de alguem isso há mas de quem a judiciaria e as secretas e outras que investiguem não deve ser dificil ,com um pouco de vontade chegam lá

Maria Loup disse...

Recordo o verão "quente" de 1975 em que também deitaram fogo ao pinhal de Leria por forma que a Marinha Grande ficou completamente cercada. E não houve dúvidas nenhumas da intencionalidade do fogo.
Agora o Pinhal de Leiria tem estado entregue a si próprio há muitos anos, desde que por reorganizações do Ministério da Agricultura foram deslocados serviços e meios para Santarém. Lembro-me bem disso. E a autarquia tanto quanto eu saiba pouco fez ou não fez nada.

Manuel Araújo disse...

Relacionado:
https://www.facebook.com/manuel.mota.araujo/media_set?set=a.1481994381839076.1073741886.100000855862371&type=3

Unknown disse...

Maria Santos- concordo com o Sr General e também já tinha tido esse pensamento. Pergunto ainda porque não são os autarcas a pedir desculpas , uma vez que não fizeram o trabalho que lhes competiam, mas receberam as verbas do Poder Central. Para onde foram desviadas essas verbas? Porque motivo a Comunicação Social não investiga e o Ministério Público também?

18 de Outubro de 2017





Nuno Anjos disse...

Quanto a Mim acho que se devia elevar o acto de provocar um incêndio florestal, ao de traição à pátria e terrorismo!

Atentar contra o território nacional desta maneira é um crime digno da pior das punições!

O que diria D. Dinis dos seu pinhal a Arder desta maneira, sem qualquer chance de agir, 500 fogos num só dia é um absurdo.

Isto é Alta traição à Pátria !!!

TERESA disse...

Pensei, exactamente o mesmo que acabo de ler e expressa o sr. General. Foram muitas coincidências nos últimos dias de altas temperaturas previstas estes incêndios numerosos e em muitos locais ao mesmo tempo. Crimes que deveriam ser punidos (de “lesa pátria” )
E aproveito já agora, Sr. PR. E PRESIDENTE DAS FORÇAS ARMADAS porque é que a força aérea nao está adaptada a combater os fogos? E os militares a ajudarem civis na vigilância ? Além , claro da Prevenção e reordenamento da floresta e não desertificação do interior. Estamos fartos de ouvir promessas em campanhas eleitorais e depois , na prática, vão “assassinando” o interior.... fecham-lhes escolas postos medicos correios etc...

Manuel Martins disse...

Este elenco de comentários e comentaristas faz-me lembrar aquela história do tipo a quem tudo corre mal e diz: mas que mal fiz eu para que tudo isto me esteja a acontecer? O mundo não me compreende...só pode!
O assunto é demasiado sério. Gostava de ouvir toda a gente a protestar pelo que aconteceu... e a exigir que tudo seja investigado até às últimas consequências. E que seja severamente punido quem tiver responsabilidades!

Unknown disse...

Corroboro plenamente! É aos autarcas que se de imputar grande responsabilidade das falhas múltiplas que levam aos incendios no Verão e às inundações no inverno. Bocas de incêndio sem água, matas onde nao se pode circular com falta de limpeza, mangueiras estragadas, sarjetas e valas pejadas de entulho são serviços indispensáveis para evitar calamidades e que aos autarcas compete mandar fazer e verificar a sua realizacrealização.

Joaquim S. disse...

Ou se protesta nas ruas ou não se protesta de todo.

No ano passado, um semanário dava conta que as investigações da PJ nesta área paravam num "patamar" superior e nunca avançavam a partir de aí. Bloqueio institucional. Lindo.

Outra: os relatos sobre a velocidade de propagação dos fogos "nunca vista" por gente de idade. Existe explicação: Alumínio e Bário nos solos e nas árvores,(que a chuva não lavou porque não veio).
Origem? Olhem para os céus durante a primavera em certos (e muitos dias): o céu está cinzento azulado, sem que haja propriamente nuvens naturais. De onde veio isso? Quem quiser que descubra, pois é bem evidente como, de manhã cedo. Peguem na vossa GoPro e façam um TimeLapse dos céus desde o nascer do sol, uma foto cada 5 minutos, ou algo assim. E façam o playback do filme de trás para a frente: Descobrirão tudo.
A seguir a Pedrogão, isto foi suspenso durante quase 3 semanas. Azulinho de novo! Depois retomou. Durante o verão foi menos denso o fenómeno. Existe um documentário: "What on earth are they spraying?" Deve estar no TuTubas. Depois disso, os bombeiros pouco ou nada podem fazer. Vejam as imagens nocturnas: é só projeções.
Mas o "Governo", qualquer que ele seja, autorizam isto, e desde há anos, só que a dose deste ano foi cavalar. Por isso, como dizia o Outro: "habituem-se, daqui para a frente é sempre assim". Pudera! Venham venham, que o sol tá demasiado forte...

Unknown disse...

Ainda não recomposta emocionalmente pela perda de vidas, tenho um feeling, que parte da sua teoria pode estar muito próxima do que se pode vir a constituir como verdade. Contudo, por formação, saliento que isso precisa de ser objecto de uma investigação jornalística . E como sabe sr. general, este documento que acabou de redigir(juntamente com outros que se podem considerar como observações indirectas), pode ser acoplado a outros testemunhos, depoimentos e inquéritos para serem analisados de forma a conduzir ao enunciado do problema sério que estamos a enfrentar. Seguir-lhe-ão a formulação de hipóteses que poderão conduzir (ou não) à resposta ao mesmo. Para isso, é necessário testá-las com trabalho sério, rigoroso e independente. E sem qualquer timidez, publicar o resultado da investigação. Doa a quem doer. Questão de de estratégia, sr general.

Unknown disse...

Inteiramente de acordo com o Sr.General. A propósito, por onde tem andado Passos Coelho que não o tenho visto ultimamente na TV ?? Apareceu hoje com ares de "santinho" a dizer-se envergonhado pela acção deste governo, etc. etc.

Unknown disse...

O Senhor leu o meu pensamento ,no Domingo

Fernando Silva disse...

O Senhor General Victor Cunha corajosamente pôs "o dedo na ferida", de grosso modo, pois a detalhe julgo ser ainda mais tenebroso, com ou sem "bilderbergs". Os C-130 que têm "kits" anti incêndio nas bases aéreas, continuam lá intactos(?), o afastamento da F.A. para o combate aos incêndios, tanta pouca vergonha e crime lesa Pátria que só um Tribunal Marcial e Patrótico poderá ajudar a esclarecer e castigar severamente. Lesa Pátria
é traição à Pátria.

andrade da silva disse...

Todavia seja o que for e é muito o que aconteceu há algo de mais elementar e menos populacho incompetência no combate aos fogos e uma TOTAL E ABSOLUTA Falta de gestão da prevenção por negligência e abandono, obviamente que o DIABO veio e este governo desarmado colocou-se a jeito, fez o favor ao diabo. Todavia para além destas e de muitas outras suposições é preciso é agir com decisão em todos os campos:
1º prevenção que também é impedir os actos crimnosos

2º combate aos fogos e aos criminosos

comportamentos que desde há muito deviam estar no terreno. Os incêndios contra as sedes do PCP e outros partidos,porque aconteceram? O Diabo veio e quiçá encontrou cúmplices nos poderes em exercício. É sempre importante ir até ao osso das coisas. Obviamente que nestas circunstâncias com o Governo de PPC dificilmente as coisas não seriam tão dramáticas, mas o facto real é que foram e há responsáveis na dimensão diacrónica pelo menos os governos desde 2006, quando extinguiram o corpo de guardas florestais e responsabilidades de hoje que passam até pelo processo das nomeações etc etc.etc. andrade da silva coronel artilharia psicólogo militar,reforma

Arlindo Soares disse...

Afinal a teoria de que os incêndios são terrorismo parece estar certa, bem planeada e executada porque afinal quem o fez acertou em cheio, hoje já começou a chover e bem, quem será? Provavelmente aqueles que perderam o poder e querem reconquista-lo a qualquer preço, nem que seja a custa da destruição e perda de vidas.

José Agante disse...

Pf, pode ser mais explícito?

Unknown disse...

Pela primeira vês, leio algo que tem consistência e lógica, quem aguarda o inferno e não o vê chegar, procura reproduzi-lo, e nestas coisas do desespero não se olham a meios para atingir os fins. Obrigado Sr.General, pela sua frontalidade e desapego, normalmente quanto mais longe se chega, menos se quer ver, o senhor é uma honrosa excepção.

ricardo mcordeiro disse...

...e já agora : alguém se lembra de uma NOTICIA , que passou por aí meteoricamente, dando conta de ...UM CARTEL dos fogos florestais com atuações em ESPANHA, FRANÇA, ITALIA e PORTUGAL?, que referia estar a ser investigado em ESPANHA?...estarão a bom recato, as investigações, e as colaborações com as POLICIAS de Investigação dos Países então indicados???

xxlxpto disse...

... não retiro nem uma vírgula. Obrigado Sr. General

xxlxpto disse...

A direitola, tem o q pretendia, mandou a Constança de férias, fez regressar armamento de Tancos e apostou em cheio imediatamente antes das chuvas... Mas acredito q ainda não se fique por aqui... Não olham a meios e o facto de terem saltado do poder com a geringonça, a coisa piorou... O q fez a Cristãs durante o seu mandato relativamente à agricultura?

Alimentação e Saúde disse...

Há dias vi e ouvi na TV alguém a falar de terrorismo a propósito dos incêndios que queimam este País. Como costuma dizer-se torci o nariz. Agora já o destorci. Lembro-me bem dos assaltos às sedes do PCP no Norte com o apoio dum bispo e do CDS.

Lurdes disse...

Se já sabem quem são os criminosos incendiários e seus mandantes também, porque não lhes mostram a cara os de não denunciam.
Precisamos, queremos saber quem são.
As televisões só se preocupam em mostrar das opiniões doentias perversas do Passos e da Crostas.
Fazem a Campanha destes arrivistas.
Mudem o discurso e aprendam com Homens de Bem, Bons cidadãos como este Senhor General que escreveu esta reflexão tão pertinente. L.A

Unknown disse...

Desde outros incidentes análogos que o meu pensamento se identifica com o do Senhor General Victor Cunha. É abominável todo este cenário. Infelizmente parece que a "história está a repetir-se".

Augusto Gomes disse...

Sempre foi esse a minha desconfiança , não são os coitadinhos que andam por aí a pegar os fogos eles ate nem percebem de boletins do tempo que se faz sentir em Portugal , não é por acaso que os dois grandes incêndios se propagaram com os ventos fortes e desordenados, para isso tem de haver alguém que prepara-se a caldeirada muito antes de acontecer prepararam tudo ao milímetro , será que e preciso ser técnico para compreender isto? Procurem esses bandidos venham eles donde vierem sejam ricos ou sejam pobres, sejam políticos ou não políticos quem pegou o fogo sabia de fonte limpa qual a melhor rapidez de pegar fogo vejamos , antes das eleições não houve incêndios, quando dos resultados das eleições apareceram mais incêndios, Porque será?.......

Unknown disse...

Pois para mim isso ficou muito claro e não foi preciso acontecer este fogo , para mim já o de Pedrógão foi posto da mesma maneira porque quem não tem como alcançar o poleiro por seu próprio mérito que chegar lá de qualquer maneira, não olhar a meios para atingir os fins e os meios foi fazer com que alguém perdece a própria vida. v
VIVA Antônio Costa e a geringonça. Estou ao vosso lado




tugas disse...

O D Dinis a pena que dava ou sentença era pena de morte

Malabagz disse...

As matas de celulose não arderam porque são bem tratadas e têm quem cuide delas

cid simoes disse...

(Malabagz) e não lhes deitam fogo porque estão bem tratadas... o ridículo não arde mesmo se mal tratado.

João Gabriel Sacôto Fernandes disse...

Isto é a MÁFIA CICILIANA ou os MARCIANOS a quererem derrubar o Dr. Costa

Rita Velosa disse...

Aqui do Brasil:
Tenho lido sobre os incêndios aí em Portugal.
Minha opinião é que foram atos de terrorismo.Foram incêndios criminosos!
Só não vê quem não quer!