terça-feira, 16 de abril de 2019

Contracorrente

Notre-Dame

Ardeu o símbolo de um império que ainda estrebucha, os multimilionários de imediato disponibilizaram milhões para reerguer o ícone. A União Europeia dispõe-se a nos fazer pagar o gigantesco mealheiro de Paris (cinco milhões de visitantes anualmente). As tragédias simbólicas enternecem as classes que se sentem atingidas, causando efeitos colaterais nos seus servidores que se emocionam com esta perda cultural, mas que não verteram uma lágrima pelo saque nos museus de Bagdad ou pela destruição de imensos tesouros na Síria.

Já vai longe, mas ainda restam resquícios da arrogância de Napoleão Bonaparte: “Do alto destas pirâmides, quarenta séculos vos contemplam.” Acabou-se! Que cada qual cuide do que lhe pertence, mesmo se fruto de saque como é o caso do Obelisco de Luxor, o milenar obelisco egípcio de 23 metros de altura colocado no centro da Praça da Concórdia, retirado do Templo de Luxor.


1 comentário:

Manuel Baptista disse...

A pressa dos srs. do dinheiro faz-me pensar ."Porque os multimilionários ainda não se lembraram de "aliviar", pelo menos, a fome de tantos milhões se seres humanos e animais irracionais?" Não digo isto desprezando a maravilhosa obra de arte de Paris

Manuel Baptista