sexta-feira, 9 de abril de 2010

Saudades de tudo! João Guimarães Rosa


João Guimarães Rosa


"
Quando escrevo, repito o que vivi antes.
E
para estas duas vidas, um léxico não é suficiente.
Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo
vivendo no
rio São Francisco. Gostaria de ser
um crocodilo porque amo os grandes rios,
pois são profundos como a alma de um homem.
Na
superfície são muito vivazes e claros,
mas nas profundezas são tranqüilos e escuros
como o sofrimento dos homens."



Saudades de tudo!

Saudade, essencial e orgânica,
de
horas passadas,
que eu podia viver e não vivi!...
Saudade de gente que não conheço,
de
amigos nascidos noutras terras,
de
almas órfãs e irmãs,
de
minha gente dispersa,
que talvez até hoje ainda espere por mim...

Saudade triste do passado,
saudade gloriosa do futuro,
saudade de todos os presentes
vividos fora de mim!...

Pressa!...
Ânsia voraz de me fazer em muitos,
fome angustiosa da fusão de tudo,
sede de volta final
da
grande experiência:
uma
alma em um corpo,
uma
alma-corpo,
um ,
um!...
Como quem fecha numa gota
o
Oceano,
afogado no
fundo de si mesmo..."

Guimarães Rosa

“O senhor… mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra montão.“

João Guimarães Rosa

O diabo é às brutas; mas Deus é traiçoeiro!

1 comentário:

Meg disse...

Meu caro Cid,

E eu tinha saudades de passar por aqui.
Ás vezes também tenho saudades do futuro.
Adoro Guimarães Rosa.

Um abraço