Desenho gentilmente cedido por Fernando Campos - Blog "o sítio dos desenhos"
As vozesquenos poderiam trazersinceridade e emoçãonão se ouvem porqueninguém as vai chamar. Intelectuais de reconhecida craveira, comoporexemplo Manuel Gusmão e José BarataMoura, além do maiscamaradas de José Saramago, são ignorados pelosmedia.
Os nossos "bem-pensantes", governantes e muitostratantes, numa verborreia quelhes é comum espalham salivasobre a tumba de Saramago: que… pois… nãoobstante o quenos divide, e o país, e o Nobel, e mais alguma caspaque cai emsalamalequespara as câmaras de televisão, cumprem o ritualpróprio dos farsantes.
José Saramago vira-lhes as costas e partecom o seuelefante; e os "bem-pensantes", cumprida a tarefa, vão raspando dos sovacos a lamaque na primeiraoportunidadelhe sujará a memória.
Sobretudo, nunca lhe perdoarão a decisão de morrer membro do PCP. Afinal, esses "bem pensantes" tudo lhe perdoariam, se tivessem para alardear a sua condição de ex-comunista, como conseguiram de alguns outros. Mas dele não. Saramago recusou-lhes até ao fim esse grande e sujo trunfo político. E fez muitíssimo bem. Um abraço.
1 comentário:
Sobretudo, nunca lhe perdoarão a decisão de morrer membro do PCP. Afinal, esses "bem pensantes" tudo lhe perdoariam, se tivessem para alardear a sua condição de ex-comunista, como conseguiram de alguns outros. Mas dele não. Saramago recusou-lhes até ao fim esse grande e sujo trunfo político. E fez muitíssimo bem.
Um abraço.
Enviar um comentário