sexta-feira, 10 de julho de 2015

Noticias envenenadas



Escondendo o porquê da oferta, a notícia é apresentada como se tratasse de provocação de Evo Morales. O próprio rodapé da fotografia é manhoso: Francisco recebeu a oferta, mas disse que “isto não está certo” embora no interior da notícia se esclareça que a fonte da afirmação é “segundo a tradução da Catholic News Agency”.

«Segundo explicou Evo Morales, a peça é uma reprodução de uma cruz criada pelo jesuíta espanhol Espinal, assassinado em 1980 por paramilitares devido ao seu compromisso com as lutas sociais na Bolívia, e a quem Francisco dedicou uma homenagem na quarta-feira.»

Tal como no tempo do outro fascismo as notícias devem ser interpretadas e os leitores estar atentos às técnicas de manipulação cada vez mais sofisticadas.

1 comentário:

Olinda disse...

Ouvi a notîcia na Râdio Renascenca,e a jornalista destacada para fazer a cobertura da visita do Papa,nao deu a notîcia com crîtica.O Papa na foto,parece-me mais atento ä explicacao de Evo Morales,do que "ofendido".Hâ fotos em que o Papa estâ sorridente,no momento da oferta.Aproveitamento polîtico,ê o que se pretende fazer ä volta disso.Jâ estamos habituados!Abraco