terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Do pânico à realidade


Vivo a emoção de todos os que acreditam que a Grécia vai mudar.
Anunciavam-se eleições na Grécia, e a Europa tremia, tremeu, trocou o passo, entrou em choque. O que irá fazer o povo grego – interrogavam-se uns. Vem aí a esquerda-radical, moderna porque sem ideologia, que talvez queira sair da moeda única, quiçá da própria UE - alertavam outros. E os mercados!? Como é que irão reagir os mercados!?

A tal ‘cidadania’ militante aos fins-de-semana, em bicos de pés clamava aos quatro ou cinco ventos: “nós somos gregos”. Em Espanha o “Podemos” anunciava o terramoto político na Europa com repercussões globais.

- Agora é que os capitalistas vão ver como elas lhes mordem!... Cochichavam os revolucionários de café sorrindo para a bica.

O povo grego disse claramente que está farto dos gangsters de Bruxelas e de Atenas. A “esquerda-radical” ganhou no domingo, e a manhã de segunda-feira surgiu tranquila, a bolsa não tugiu nem mugiu, o euro continuou a eurar, a Merkel* tomou o pequeno-almoço como habitualmente, e o napoleónico Hollande regressou de lambreta ao Palácio do Eliseu depois de uma noitada em casa da amásia.

Os mídia encenaram o catastrofismo e lançaram o alarme bem alto para o ver cair em pedaços. Vá lá saber-se porquê!...

O povo grego, como todos os povos, está farto dos partidos que representam o “arco do poder”, e procura romper esse círculo infernal, e o grande capital disso está consciente.

A revolta ficou sob controlo, a revolução é inevitável mas com verdadeiros revolucionários. Os que se encharcam de fórmulas e citações para fazer revoluções com o esforço alheio que passem a ler as revistas do Jet Set para continuarem entretidos.
*«Numa mensagem divulgada pela chancelaria em Berlim, Ângela Merkel felicitou o novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, desejando-lhe "muita força e sucesso".
 

3 comentários:

Olinda disse...

E agora vamos ver como o Syriza vai syrizar!De qualquer modo,foi uma demonstracao de rejeicao do povo grego äs polîticas de austeridade e alertou os partidos do arco da governacao dominante,lâ e por câ tambêm.

Abraco

Sérgio Ribeiro disse...

É bom - e não só para os (maus) fígados - ler coisas destas.
Obrigado.

Sérgio Ribeiro disse...

É bom - e não só para os (maus) fígados - ler coisas destas.
Obrigado.