terça-feira, 22 de setembro de 2015

SONDAGENS - entretém ou embuste?

AS CREDIVEIS:
 
«A segunda sondagem diária da Universidade Católica para a RTP revela…» - “A segunda sondagem diária!?…” É obra!
Tomam os eleitores por cata-ventos, soprando a tempestade ou a brisa consoante as suas conveniências.
No espetáculo tauromáquico eleitoral, as sondagens representam as chocas que forçam o eleitorado tresmalhado ou renitente a voltar ao curro, são o capote que engana, os aplausos quando das bandarilhas mais bem conseguidas no debate televisivo, impelindo os espetadores de tomar partido.
As sondagens são o cavalo que abrilhanta o cavaleiro e elemento indispensável aos comentadores que se dirigem aos aficionados.
As sondagens são a poeira que se solta do redondel e se propaga por todos os que recusando a realidade e aceitam a imagem que dela lhes dão.
As sondagens são o tapa-olhos a que sujeitam o eleitorado até à boca das urnas.
E SE OS SONDÁSSEMOS?

3 comentários:

Victor Nogueira disse...

Creio que nunca a "puxada" para o alterne ps/psd com ou sem muleta do cds foi tão "aflitiva" e descaradamente evidente. A comunicação social já nem dá espaço aos "agir" ou "livres" ou aos "pdr"'s. E quanto à CDU é a lenga-lenga sobre o "cansaço" ou "desaparecimento" de Jerónimo ou as "comparações" com os comícios compostos mas com menos participantes que em eleições anteriores.

filipe disse...

Escrito à boleia do "espectáculo tauromático" - manifestação das tradições atávicas que se vão perpetuando na consciência de tantos portugueses...-. um post muito inspirado e certeiro!
E a encenação "democrática" continua - como continua a luta para que um destes dias, como sugeres, o nosso povo venha a "sondá-los" a todos! Abraço.

Olinda disse...

Ê claro,que em cada campanha eleitoral,os mesmos do arco da alternancia,mais os seus seguidores da manipulacao social,tenham que se esmerar para convencer os eleitores que agora ê que "vai ser",usando atê ä exaustao todos os instrumentos que sirvam para iludir esses eleitores que apoiam a alternancia.Ora,o homem sabe pensar,entao de quem ê a culpa,por sermos um paîs atrasado e cada vez mais desigual? Abraco