sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Índia: maior greve geral do Planeta



O vocábulo “greve” entope a media nacional e se atinge esta amplitude, a comunicação dita social, sufoca. 

A Índia acabou de quebrar seu próprio recorde, 200 milhões de trabalhadores estavam na rua na terça-feira 8 de janeiro, 50 milhões a mais que no dia 2 de setembro de 2016. A greve foi convocada por 10 sindicatos, incluindo o "Centro dos Sindicatos Indianos" filiado ao Partido Comunista da Índia.

Depois de dois dias de greve massiva contra a privatização do setor público, o desemprego, o aumento dos preços dos alimentos, e também pelo grande número de contratos temporários de trabalho e contra precariedade desses contratos.

O setor mineiro parou; a vida ficou parcialmente paralisada nas grandes urbes como Nova Deli ou Bombay. Os sindicatos exigem salários mínimos de 18.000 rúpias (220 euros), garantia das pensões, seguro social universal e cumprimento das leis laborais.

Funcionários públicos e do sector privado, trabalhadores portuários, dos seguros e da banca anunciaram a sua adesão à greve. O mesmo fizeram algumas associações de agricultores. Em declarações à imprensa, Rahul Atul Kumar Anjaan, da ala camponesa do Partido Comunista da Índia (Marxista), disse que, quando outros trabalhadores protestarem contra as políticas do governo, eles também se juntarão às mobilizações.
A mobilização foi mais forte nos Estados de Kerala e do Karnataka, bastiões do Partido comunista da India, onde exerce enorme influência, nomeadamente em Karala onde o nível de vida é o mais elevado de todas as regiões da India, com 80% de habitações com eletricidade e 78% com água corrente, a taxa de alfabetização de 94% contra 64% no resto do país e uma esperança de vida 10 anos superior à média nacional. Sinal da boa gestão do Partido Comunista nesta região, face à política neoliberal em todo o resto do país.


REPARE-SE NA PARTICIPAÇÃO FEMININA

1 comentário:

Olinda disse...

Uma forte e determinada participação feminina,de punho erguido,pois!!!Red salut!!!