quarta-feira, 20 de março de 2019

UM PERIGO! Venezuela erradica analfabetismo

Venezuela erradica analfabetismo

O ministro venezuelano da Educação e Desporto, Aristóbulo Istúriz, anunciou, no final de Outubro, que este país tinha conseguido erradicar  o analfabetismo, nomeadamente através da ajuda do programa de alfabetização cubano "Yo sí puedo" (Sim, eu posso), que garante a aprendizagem da leitura e da escrita em sete semanas.
 
Os progressos da Venezuela nesta área haviam já sido comprovados anteriormente pela Unesco, para quem aquele país estaria "muito perto de obter a alfabetização universal?, cumprindo o objectivo que o Fórum Mundial da Educação, celebrado em 2000, em Dacar, fixou para 2015.

Istúriz afirmou ainda que este resultado faz parte de um plano mais vasto, que inclui a gratuitidade das escolas básicas,  a alimentação dos alunos, o pagamento de um ?salário digno? aos professores, material escolar comunitário e tecnologia informática. Desde 1998, o orçamento destinado à educação subiu de 2,8% para 7% do PIB. ?Para nós, o velho Estado é o governo; o novo Estado é o governo e o povo", concluiu Istúriz.


Ver também »»»  (AQUI)

1 comentário:

Olinda disse...

E são esses objectivos cumpridos que ferem de morte os inimigos dos povos!Abraço