domingo, 30 de novembro de 2025

Notícias do dia

596 drones e 36 mísseis atingem Kiev e matam 4 pessoas ferindo11, na Califórnia EUA, em festa familiar num tiroteio morrem 4 pessoas ferindo 10.

É tão perigosa uma guerra declarada quanto um conflito social latente.

De acordo com as Forças Armadas ucranianas, o ataque noturno da Rússia foi de 596 drones e 36 mísseis de diferentes tipos. (EURO news.)

“Pelo menos uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas no sábado à noite perto da capital ucraniana, Kiev, em consequência de um novo ataque com drones France-Presse (AFP).”

//

Quatro mortos após 14 pessoas baleadas numa reunião de família na Califórnia. Lusa 30 de Novembro de 2025,

há 12 horas — Um ataque a tiros em uma festa infantil em Stockton, EUA, resultou em quatro mortos e dez feridos, incluindo menores de idade, no sábado (29). ...

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Criminosos

Há os que matam a tiro, mas estes genocidas do clã de Belém sucursal de Bruxelas, sonegam-nos os meios indispensáveis para sobrevivermos, são mais sádicos, mas dão-nos rosas brancas para as cerimónias fúnebres. Há, no entanto, masoquistas que os acarinham.



terça-feira, 25 de novembro de 2025

A euforia

Liguei a televisão, as primeiras imagens despoletaram-me enorme emoção, a parada militar excedia as comemorações de Pequim e Moscovo e a enorme multidão num entusiasmo incontido subiu para os chaimites gritando “25 de Novembro, nunca, fascismo nunca mais”, no palanque presidencial as ministrais figuras choravam como quem corta cebola, o Presidente patrão das Forças Armadas assoava-se. A repórter de serviço noticiava que havia muitos turistas, entrevistando alguns e ao descerem do estrado os governantes esgueiraram-se ao serem entrevistados, sentia-se manifesto desconforto.

O primeiro acto do espetáculo não foi animador, a comédia fracassou.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Procurei

Procurei

“O triunfo da reação é moralmente impossível”

Benito Juárez

Procurei poemas de louvor ao 25 de novembro, procurei manifestações populares de regozijo por essa efeméride que uns tantos, não tontos, procuram comemorar, procurei canções, melodias de júbilo que dessem um pouco de alegria a esse dia cinzento-escuro, procurei escritores que nos seus textos exaltassem a data nado-morta, tísica flor estéril e de fétido odor.

A criatividade repele a data invernosa, a sensibilidade não encontra nela o mínimo sentido e na história já lhe abriram a sepultura.

O 25Abril não é só uma efeméride, é muito, muito mais, o 25Abril é emoção banhada por lágrimas de júbilo, clímax da alegria na libertação de um povo.

 


terça-feira, 18 de novembro de 2025

O invierno em Gaza: a crise humanitaria que o mundo ignora .

Pataca a mim, pataca a ti e a mim pataca

Álvaro Santos Pereira recebe mensalmente, como governador do Banco de Portugal, 19.496,39 €, [e 0,39 cêntimos] o equivalente a 22 salários mínimos. Os restantes administradores, na foto, ganham “só” cerca de 17 mil. Qualquer um deles ganha mais do que o Presidente da Reserva Federal Americana. Motorista e carro de alta cilindrada, cartões de crédito e todas as mordomias devidas a suas excelências, além de muitos salamaleques. A vida não está a correr mal… para alguns.

 

terça-feira, 11 de novembro de 2025

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

O foguetório

Alex Soros, filho do bilionário de “esquerda” George Soros, saudou nesta terça-feira a eleição do “socialista” Zohran Mamdani, o novo governador da cidade de Nova York.

“Tão orgulhoso de ser um nova-iorquino! O sonho americano continua! Parabéns, Zohran Mamdani”, escreveu Soros, compartilhando uma foto com Mamdani.

Os zés pereiras da mass media ribombam o acontecimento: “um socialista em Nova Iorque!”. Entre vários males escolhe-se sempre o menor, mas a experiência obriga-nos a não entrar em euforias, os Soros sabemos bem quem são e a Open Society University Network (OSUN), é um novo modelo de ensino superior global que neutralizará monoculturas intelectuais, está espalha por todo o mundo e, obviamente, não nos esqueceu, mas por aqui na corrida entre Soros e Bannon é este último que leva o facho.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Réquiem para o SNS

 
 

Portugal foi um dos países onde a emigração de enfermeiros para os Estados-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mais aumentou. Em 2020, 15.418 enfermeiros portugueses trabalhavam fora, um crescimento de 568% face a 2000 (quando eram apenas 2310).