O mínimo que podemos fazer como reconhecimento pelos desenhos com que Fernando Campos nos tem brindado,
e de que muitos de nós se tem
aproveitado, é publicitar:
A
Exposição "Achados & Caricaturas"
Inauguração, 6ª Feira, 30 Novembro, 18h30
«Esta
é a minha primeira exposição de caricaturas - que assino como fernaocampos
e publico desde 2008 no blog ositiodosdesenhos.blogspot.pt - a que
juntei umas quantas peças das que comecei a construir em
2005, com objectos achados ao acaso.
As
50 caricaturas são retratos políticos sucintos, sintéticos porém acabados, de alguns rostos da classe dirigente e de alguns amigos. São impressões em papel trisolv Postart 130 grs. a partir
de desenhos originais que, embora digitais, foram concebidos com
recurso a uma ferramenta gráfica quase tão elementar com um simples pau de carvão. Tratam-se portanto de múltiplos únicos, por isso mesmo referenciados 1/1 e autenticados com
a minha firma manuscrita.
Quanto aos Achados, são 7 composições com objects trouvés, vagamente escultóricas porque tridimensionais. Foram construídas pela paciente e sofisticada técnica da assamblage, com um desvelo lúdico o mais politicamente-incorrecto possível, o non-sense suficiente e algum humor - umas vezes negro, outras apenas bastante sardónico.
Além
destas é com grato prazer, e supremo deleite, que apresentarei, em
exclusiva première mundial, dois
quase-ready-made, cúmulo artístico das minhas recentes elucubrações no domínio do pensamento mais puramente conceptual, que são outros tantos “comentários à contemporaneidade”: uma paráfrase da célebre “Fountain” de Marcel Duchamp (esse filósofo escarninho e blagueur anti-arte, tido por
muitos como o mais influente artista do século XX) e uma homenagem, modesta ça va de soi, a uma das suas mais dilectas herdeiras no século XXI: a mui capitosa e não menos iconoclástica porém portuguesa Joana Vasconcelos.
Esta
exposição não pretende ser exactamente “uma bofetada
no gosto do público” que aprecia merdas bonitas. Tampouco pretende agradar-lhe. Não pretende aliás ser nada mais do que é, ou seja, uma amostra, uma demonstração ilustrada de que
a resignação do artista não significa tédio. Fastio, ou abulia. Ou recusa de ser testemunha do seu tempo. Muito menos renúncia ao puro gozo, o mais sério divertimento.»
Fernando Campos
2 comentários:
Vou,com todo o prazer,dar nota no belogue.
Abraço,
mário
Muito obrigado, caro Cid.
Se puder, dê cá um salto.
Seria uma boa oportunidade de, finalmente, nos conhecermos.
Um grande abraço
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