quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O PRIORITÁRIO

Temos várias frentes de luta, e são tantas e tão prementes, que se nos torna difícil definir prioridades.

Por cá, não há uma única vertente social que não esteja sob o fogo cerrado dos “mercados” e dos títeres que nos espoliam. As frentes de luta são múltiplas.
Cada vez mais feroz, o capitalismo espalha o terror por todo o planeta: Iraque, Síria, Ucrânia… mas a coragem dos palestinos, o exemplo de dignidade e determinação que têm demonstrado, torna-se paradigma para todos os povos oprimidos.



«¡Para vivir de rodillas, es mejor morir de pié!»

Dolores Ibárruri Gómez, 1936


2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Hoje tivemos uma concentração no Porto, pela Palestina, onde também se referiu a próxima cimeira da NATO.
Mas as pessoas andam pouco motivadas. Passam e não param ao menos para procurar saber de que se trata, apesar da enorme bandeira da Palestina que identificava a concentração. Ainda não se aperceberam de que o perigo espreita e atacará muito mais depressa do que se possa pensar. Fiquei um bocadinho triste!!!!
Um abraço.

Olinda disse...

Tem piada,a coincidencia!Hoje estive a ensaiar,com a Odete Santos,a Casa de Eulâlia."Reviver" o drama da guerra Civil de Espanha ,
tem mexido comigo,pelas similitudes com o que se passa hoje,na Ucrania e no mundo,pois isto anda tudo ligado.A dramatizacao da obra,da responsabilidade da Odete,acaba com uma frase de Âlvaro Cunhal,que pela sua importancia e mensagem de esperanca,a transcrevo: As grandes lutas vitoriosas dos trabalhadores e dos povos foram possîveis porque os trabalhadores eos povos lutaram em cada caso confiando na vitôria,mas sem ter a certeza de alcanca-la.

Um abraco