segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Embrulhar a notícia e promover o fascismo


Os termos ‘cívico, cidadania, soberania,’ são vocábulos que se adaptam às circunstâncias, apresentam-se como não sendo carne nem peixe, mas cujo odor nem sempre é agradável de suportar.

Vem isto a propósito de um escrito ‘Triste povo brasileiro’ de um astucioso Paulo Metri, amplamente transcrito por todos os Pilatos, que não têm coragem para tomar partido e se fazem passar por progressistas ou mesmo revolucionários.

É uma peça exemplar com todos os artifícios que deixam no leitor a promoção do veneno que dizem não ser de ingerir: “Para tranquilizar meus amigos, não tenho gana de criticar Bolsonaro, até porque as críticas às suas falas são obviedades ululantes.” Bolsonaro que acabam por afirma ser amargo, é citado sete vezes para que se absorva o vocábulo, e Fernando Haddad e o PT, única alternativa ao purgante que não se aconselha, são totalmente ignorados.

Dirão os menos atentos e os muito sabidos: - mas Metri denuncia “as obviedades ululantes”. Sim, denuncia o sobejamente sabido, mas cala o essencial, cala o que não lhes deixam dizer: que para extirpar o veneno é imprescindível a votação em Fernando Haddad.

Sem comentários: