domingo, 17 de fevereiro de 2019

Recado aos criminosos apoiantes de Guaidó



Carta de Hô Chí Minh a Lyndon B. Johnson

A sua excelência Lyndon Johnson
Presidente dos Estados Unidos da América
Excelência:

Recebi a sua mensagem no dia 19 de fevereiro de 1967. Eis a minha resposta.
O Vietname encontra-se a milhares de quilómetros dos Estados Unidos. Os vietnamitas nunca causaram qualquer dano aos EUA, mas os EUA, têm intervindo de forma continuada no Vietname, em aberta contradição com as promessas realizadas pelo seu representante na Conferência de Genebra de 1954, e tem intensificado a agressão militar contra o Vietname do Norte para prolongar a divisão do nosso país e converter o Vietname do Sul numa colónia e uma base militar. Desde há dois anos, o governo dos Estados Unidos mantém uma guerra contra a República Democrática do Vietname, um país independente e soberano, com o apoio das suas forças aéreas e navais.

O exército dos Estados Unidos tem cometido crimes de guerra, crimes contra a paz e contra a humanidade. No Vietname do Sul, meio milhão de soldados dos EUA, e seus aliados utilizam o armamento mais inumano e as estratégias militares mais bárbaras. Usam napalm, armas químicas tóxicas e gás para massacrar os nossos compatriotas, destruir colheitas e arrasar povoações inteiras. Milhares de aviões dos EUA, têm lançado centenas de milhares de toneladas de bombas sobre o Vietname do Norte, destruindo cidades, povoações, indústrias e colégios.
Na sua mensagem parece lamentar o sofrimento e a destruição que sofre o Vietname. Permita-me então que lhe pergunte quem tem cometido esses monstruosos crimes. Tem sido os Estados Unidos e os seus aliados. O governo dos Estados Unidos é o único responsável da gravíssima situação que se vive no Vietname.

A agressão militar dos EUA, contra o povo do Vietname constitui um aviso para todos os países, uma ameaça para o movimento de independência nacional e um grave perigo para a paz na Ásia e no resto do mundo.
Os vietnamitas amam profundamente a independência, a liberdade e a paz. E levantaram-se como um só homem face à agressão dos Estados Unidos, sem temer os sacrifícios e sofrimentos. Estão decididos a continuar resistindo até conseguir a verdadeira independência, a liberdade e a paz. A nossa justa causa desperta o apoio e um forte sentimento de solidariedade entre os cidadãos de todo o mundo, incluindo muitos setores da sociedade estadunidense.

O governo dos Estados Unidos deflagrou uma guerra contra o Vietname e a agressão tem de acabar. É a única forma de restaurar a paz. O governo dos Estados Unidos deve deter os bombardeamentos e todos os demais atos de guerra contra a República Democrática do Vietname, definitiva e incondicionalmente, deve retirar do Vietname do Sul todas as suas tropas, próprias e aliadas; reconhecer a Frente Nacional de Libertação do Vietname do Sul, e permitir que sejam os vietnamitas a solucionar os seus próprios assuntos.
Esta é a base dos cinco pontos que mantém o governo da República Democrática do Vietname, e que incluem os princípios essenciais dos Acordos de Genebra de 1954 sobre o Vietname. É a base de uma solução política adequada ao problema do Vietname.

Na sua mensagem sugere o estabelecimento de conversações diretas entre a República Democrática do Vietname e os Estados Unidos. Se o governo dos EUA, deseja realmente dialogar, deve parar em primeiro lugar e de forma incondicional os bombardeamentos e todos os demais atos de guerra contra a República Democrática do Vietname. Só depois de um cessar incondicional dos bombardeamentos e de todos os demais atos de guerra contra a República Democrática do Vietname, poderão os dois países iniciar conversações e dialogar sobre questões que nos afetam.

Os vietnamitas não se renderão nunca ante a agressão, e não aceitarão conversações sob ameaça das bombas.

A nossa causa é absolutamente justa. Só resta esperar que o governo dos Estados Unidos atue de forma racional.

Atentamente,


1 comentário:

Olinda disse...

A actuação do governo do império-do-mal sempre foi irracional: o governo .os seus militares e os seus aliados.O resultado dessa irracionalidade em nada dignifica o seu papel para a História.O Vietname saíu vitorioso e a Venezuela,oxalá não se chegue ao extremismo de uma guerra,mas está pronta para defender-se e vencer!Abraço