segunda-feira, 15 de abril de 2019

O ÓBVIO



O capitalismo falhou

Quem o diz é o investidor Ray Dalio, um dos homens mais ricos do mundo.
13 de Abril de 2019 ler (aqui), in Público

Não fui eu que o disse. Nem um qualquer revolucionário de esquerda. Foi um bem-sucedido capitalista, o americano Ray Dalio, um dos 60 homens mais ricos do mundo, fundador da maior gestora de fundos de investimento especulativos do globo, a Bridgewater Associates.
 “O capitalismo falhou e precisa de ser reformado”, escreveu num texto publicado na sua página de LinkedIn e reafirmou-o numa entrevista à cadeia CBS, gerando inúmeras reacções na imprensa internacional. Nada que não tivesse sido dito na última década por muitos intelectuais, principalmente desde o irromper da crise financeira, mas que a esmagadora maioria dos políticos e economistas só murmura a medo nos corredores do poder.
Mas afinal o que disse Ray Dalio? Nada de mais. Constatou que a velha tese do crescimento infinito é uma ilusão. Que a diferença de rendimentos entre os mais ricos e classe média é a mais alta de sempre, ao mesmo tempo que existem cada vez mais pobres. Que as gerações mais jovens dificilmente alcançarão os rendimentos de pais e avós. Que os excessos capitalistas, as desigualdades nos rendimentos, na distribuição da riqueza e oportunidades poderão conduzir a graves conflitos sociais. Que a engenharia do sistema económico tem de ser refeita para que a redistribuição aconteça, de contrário as hipóteses de um grave conflito são reais, causando danos em todos, inclusive aos que se julgam a salvo.
No fim de contas, expôs que o capitalismo está numa fase de exaustão autodestrutiva. Tal como Bill Gates já havia feito, também argumenta que a concentração de riqueza nas mãos de poucos constituiu uma ameaça à democracia, pondo-se ao lado dos que defendem que multimilionários como ele devem pagar mais impostos. O contexto americano era o alvo preferencial das suas afirmações, não se escudando em dizer que o sonho americano, do qual ele, filho da classe média, se diz beneficiário, se transformou num pesadelo. Acontece que o sonho é também europeu.

3 comentários:

Olinda disse...

Só que o capitalismo não é reformável.A alternativa será sempre o socialismo.De qualquer forma,é bom que "os muito ricos" se apercebam do rumo do capitalismo ganancioso e insensível,mas são tão poucos...Abraço

Francisco Apolónio disse...

E de quanto será o valor da reforma?
Agora a sério: -> O capitalismo não é reformável! Só transformável e substituído! Poderá é haver reformas integrantes nesse processo de transformação e substituição!
É a minha, simples e humilde opinião!

cid simoes disse...

O articulista deixa subjacente que o capitalismo não é reformável.
ler resto do artigo onde assinalo AQUI