sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Megafone da EU, Azov e Cia

(Desenho do grande Fernando Campos)

António Costa, discursou na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde criticou as ameaças de Vladimir Putin, e pediu à Rússia para cessar hostilidades e dialogar em vez de escalar o conflito na Ucrânia.

Isto anda tudo ligado!

A OTAN atacou a Iugoslávia em 24 de março de 1999, dando início à Guerra do Kosovo sem a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, nessa ocasião (1999) António Guterres, atual Secretário-Geral da ONU, era o nosso Primeiro-Ministro e esteve presente no local do crime.


Nas suas atuais funções foi falar com Putin e teve que ouvir:

«A Rússia tinha o direito de reconhecer a independência das Repúblicas Donetsk e Luhansk e fornecer-lhes assistência militar, disse o presidente russo Vladimir Putin na terça-feira em uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres. O líder russo não concordou com as palavras de Guterres sobre a "invasão" da Federação Russa à Ucrânia. "Estou muito familiarizado, li pessoalmente todos os documentos do Tribunal Internacional de Justiça sobre a situação no Kosovo, lembro muito bem da decisão, onde está escrito que no exercício do direito à autodeterminação, este ou aquele território de qualquer Estado não é obrigado a solicitar permissão para declarar sua soberania às autoridades centrais do país, ", disse o líder russo. Ele se concentrou em que tipo de apoio essa decisão do tribunal da ONU teve: "Eu pessoalmente li todos os comentários - tanto legais, quanto administrativos, órgãos políticos dos Estados Unidos, países europeus. Todos apoiaram isso." Em analogia com isso, as repúblicas de Donbass tinham o mesmo direito de declarar sua soberania, "porque um precedente foi criado", enfatizou o presidente da Federação Russa. "Então? Você concorda com isso? Putin perguntou a Guterres. O secretário-geral da ONU respondeu dizendo que as Nações Unidas "não reconhecem o Kosovo". "Mas o Tribunal [Internacional] [da ONU] reconheceu", retrucou o líder russo. "E se este precedente for estabelecido, as repúblicas de Donbass poderiam fazer o mesmo." Em troca, a Rússia ganhou o direito de reconhecê-los como estados independentes, continuou Putin. "Muitos estados do mundo, incluindo nossos adversários no Ocidente, fizeram isso em relação ao Kosovo. Afinal, é um fcato que muitos estados ocidentais o reconhecem como um Estado independente. Fizemos o mesmo com relação às repúblicas de Donbass. Depois que o fizemos, pediram-nos para fornecer-lhes assistência militar em relação ao Estado que conduz operações militares contra eles. E tínhamos o direito de fazer isso em plena conformidade com o artigo 51º do título VII da Carta das Nações Unidas (este artigo diz respeito ao direito inalienável à autodefesa individual ou coletiva)", disse Putin.»




1 comentário:

Emilio Antunes Rodrigues disse...

Mas ler esta conversa na CS é impossível e assim se mantêm os povos vítimas de uma propaganda massiva contra os povos do Dombas que no fundo, é isso de que se trata, serem vítimas diariamente de ataques nazis da clique posta por Washington em Kiev e não poderem ser ajudados pelos russos de onde procedem