terça-feira, 25 de junho de 2024

A liberdade de Julian é a nossa liberdade

JULIAN ASSANGE ESTÁ LIVRE, deixou a prisão de máxima segurança de Belmarsh na manhã de 24 de junho, onde esteve detido 1901 dias. Este é o resultado de uma campanha global que abrangeu organizações de base, ativistas da liberdade de imprensa, legisladores e líderes de todo o espectro político, até as Nações Unidas, criando o espaço para um longo período de negociações com o seu algoz, o Departamento de Justiça dos EUA, e que levou a um acordo embora ainda não formalmente finalizado. Depois de mais de cinco anos numa cela de 2x3 metros, isolado 23 horas por dia, vai por fim reunir-se com a mulher Stella Assange e seus filhos, que só conhecem o pai por de trás das grades. O WikiLeaks denunciou a corrupção governamental e abusos de direitos humanos, responsabilizando os poderosos. Ao retornar à Austrália, saudamos todos os que estiveram a seu lado, lutando pela sua libertação. 

A liberdade de Julian é a nossa liberdade.

Nota: “as palavras são armas” gota de água no oceano da ocultação, também deste caso, desde a primeira hora que defendeu Assange, e hoje se congratula pela sua libertação, o mesmo não pode dizer os nossos media, nem o próprio Sindicato dos Jornalistas. 



2 comentários:

Olinda disse...

Logo de manhã deparei-me com esta feliz notícia através de uma notificação de AMLO. É uma vitória para Assange, família e todos os que lutaram até à exaustão pela sua liberdade. Para nós, que acompanhámos desde o princípio este ignóbil processo, e de pronto, manifestámos solidariedade, é também, uma grande alegria. Como tu dizes, somos uma gota d'água, mas conforta-nos saber que agimos do lado certo da história. Abraço.

Luis Filipe Gomes disse...

Viva a Liberdade e a Libertação de Assange.