O objectivo principal do sondador? – Agradar a quemlhepaga.
Qual o tipo de sondaque utilizam e que, no seuentender, é a maiseficiente? - O eurãooucifrão, tanto faz.
O que aconteceria se os resultados das suas sondagens não agradassem a quem as encomenda? – Nãome pagavam.
A votaçãopara o PE não esteve de acordocom as projecções apresentadas. A quemimputartaldiscrepância? – Aos queme pagaram; desejavam que os resultadoseleitorais correspondessem ao produtoqueme encomendaram.
Mas, assim sendo, há alguma hipótese de que alguma vez as sondagens sejam credíveis? – Sim, para os queme pagam.
As sondagens sãocaras? – Sim. Paraquemnão tem dinheiropara as encomendar.
A quem vende as sondagens? – A quem os resultadosque apresento agradem e melhorme pague.
Deste modo, podemos concluirque há sondagens paratodos os gostos. - Sim. Tenho sondagens porcatálogocom preçário e possuo contactos telefónicos, disponíveis a qualquerhora do diaou da noite,parasatisfazerencomendasurgentes.
Porquerazões na próprianoiteemque se publicitavam os resultadoseleitorais e se denunciava o embusteque tinham sido as sondagens, nesse mesmomomento, jános estavam a infernizarcommais sondagens, entãoreferentes às legislativas? – Porqueme pagaram.
As sondagens encomendadas têm objectivos político-partidários? - Nunca pergunto aos meusclientesqual o destinoque pretendem dar aos produtosquelhes vendo. Sou umprofissionalmuitodiscreto.
Os que foram matraqueados com os seusembustesvãoestardisponíveisparaacreditar nas próximas sondagens? – Comonão foram elesquenos pagaram, esquecem rapidamente.
Portanto é tudo uma questão de dinheiro!? – Claro. E nãopoderiaser de outromodo. É umnegóciorentável, a clientela é segura e exigente,masmuito restrita.
Mesmoantes da campanhapré-eleitoral dava ao BE quase 18% e a CDU não passava dos 7%, confirmando-se nas urnasque a diferençanão foi além de umdécimo. Não crê queporvezesvãolonge de mais? – É meudeveragradar à clientelaquemepaga. Não contrario os bonsclientes.
Será que as sondagens não passam de palpites,como diria a minhatia, e os sondadores pregoeirospouco recomendáveis? - Não respondo a provocações.
Quando será que deixarão de lheencomendar sondagens? – Quando vivermos emdemocracia.
E quando é queisso acontecerá? – Quandodeixar de haver sondagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário