domingo, 16 de outubro de 2011

Contra o pacto de agressão



LUTAR, LUTAR, LUTAR!


A História é traçada de acordo com a dinâmica de todos os intervenientes que estabelecem a cadência e as aparentes pausas ou os movimentos mais ou menos bruscos antes de provocarem as mudanças qualitativas.

O operariado industrial ou agrícola e os restantes assalariados têm sido e continuarão a ser, consoante a sua capacidade de organização, os porta-bandeira da classe mais explorada. Bandeira que a classe média, sempre que se considera relativamente bem instalada, não segue e por vezes vilipendia, permitindo o reforço do poder económico que se impõe ao político. De mãos livres, os detentores do capital, com a classe trabalhadora reduzida aos limites da sobrevivência, lançam-se à extorsão das classes que pela sua volubilidade e oportunismo entregaram o garrote aos seus algozes, na suposta convicção de que nunca seriam sujeitas a quaisquer tratos de polé.

O mal-estar instala-se na classe média que se esvai. Os jovens com o futuro bloqueado perdem perspectivas e entram em desespero, e os progenitores acumulam cada vez mais dificuldades para fazerem face às necessidades do agregado familiar. A revolta mansa, própria dos que deixam aos outros a histórica missão de construir o futuro, torna-se neurastenia. Desorientados e em desespero juntam-se aos que ocupam as ruas e as praças reivindicando vida digna e futuro em liberdade. A adesão desta classe volúvel, e que com frequência serve de fiel de balança, é indispensável nas lutas que se avizinham.

Classe rafeira que sempre reivindicou o bem-estar para si, e salvo raras excepções também pensou nos mais desprotegidos.

Que percam os complexos, timidez ou ronha.

Entrem na luta!

Venham aprender como se conquista a liberdade de que se têm aproveitado e que não surge por decreto.


Bem no Fundo - Paulo Leminski








No fundo, no fundo,
bem no fundo,
a
gente gostaria
de
ver nossos problemas
resolvidos
por decreto

a
partir desta data,
aquela
mágoa sem remédio
é considerada
nula
e
sobre elasilêncio perpétuo

extinto por lei todo o remorso,
maldito seja que olhas pra trás,
pra trás nãonada,
e
nada mais

mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos
domingos saem todos a passear
o
problema, sua senhora
e
outros pequenos probleminhas.

Sem comentários: