quarta-feira, 17 de abril de 2019

«Insaciável sede de justiça social.»

«Insaciável sede de justiça social.» O nível de aprovação de Estaline atingiu um recorde histórico.

Ou dizemos que os russos são completamente masoquistas ou refletimos sobre o nosso próprio olhar para com eles… e sobre a sua história, e, então dizemos que para as pessoas que conheceram o socialismo, o capitalismo é realmente insuportável. Façam a vossa escolha (nota por  Danielle Bleitrach

O papel de Estaline na história do país foi avaliado positivamente por 70% dos entrevistados do Levada Center: 52% foram bastante positivos e 18% foram completamente positivos. Este é o recorde de todas as sondagens; em 2006-2009, esses números eram de 39 a 49%, e apenas 19% dos entrevistados tinham um parecer negativo para com o líder soviético (14% - bastante negativo, 5% - completamente negativo). Apenas um pequeno número de entrevistados respondeu ao inquérito em todas as pesquisas - 11% - tiveram dificuldade em responder. A publicação sublinha que o estudo revelou um indicador recorde de um indicador positivo em relação a Stalin desde que se fazem estas inquéritos.

Quarenta e um por cento das pessoas interrogadas declararam respeitar Estaline, 6% manifestaram a sua simpatia e 4% a sua admiração (2% em 2018). A personalidade de José Estaline é hostil e irritante para 6% dos russos, de para medo (3%) e repulsa e ódio (3%), 26% são indiferentes, e 7% não têm opinião.

À pergunta «Os sacrifícios humanos suportados pelo povo soviético na era estalinista justificam-se face aos grandes objetivos e os resultados obtidos a curto prazo?» 46% dos russos responderam positivamente. Até 2011, menos de 30% dos entrevistados haviam respondido deste modo.
Os russos que consideravam, que as vítimas humanas da era estalinista se justificavam, diminuíram. Em 2008, 60% dos russos não estavam de acordo que os objetivos justificavam os meios, ou seja, 49% em abril de 2017, e no atual segundo inquérito – 45%.
Leonty Byzov, responsável do Instituto de Sociologia da Academia Russa de Ciências, relaciona o indicador recorde da aprovação das atividades de Estaline pelos russos, à politização e cisão social. Esses períodos são caracterizados por avaliações históricas mais radicais. Além disso, diz o especialista, o processo de formação de uma imagem positiva do dirigente soviético é apoiado pela mídia estatal.
O redator chefe da agência de notícias REGNUM, Modest Kolerov, explicou a crescente popularidade de Stalin face à crescente injustiça social na Rússia.
"A simpatia por Estaline testemunha uma constante sede de justiça social. Com efeito, o desenvolvimento do capitalismo na Rússia cava o fosso que separa os ricos do conjunto de toda a população. Disse Kolerov.


1 comentário:

Olinda disse...

Penso que a avaliação positiva sobre J.Estaline,dada pelos cidadãos russos crescerá ainda mais à medida que o capitalismo exerça,cada vez mais, o seu carácter predador.Abraço