domingo, 18 de outubro de 2020

Um livro ao domingo - As favelas rolantes

Jessica Bruder percorreu durante três anos 24.000 quilómetros para escrever “País Nómada” (Capitán Swing), [sinopse] uma crónica sobre o novo modelo de trabalho estado-unidense: centenas de milhares de trabalhadores itinerantes vivendo em furgonetas e vagando pelo país para encontrar um emprego mal pago, extenuante e apenas com deveres. E como pano de fundo uma critica demolidora da “Amazon” como paradigma do capitalismo nos Estados Unidos.

 

Una crónica sobre el fin de la clase media y sobre un modelo económico que se está imponiendo con un ímpetu que desafía el Estado de derecho y la estabilidad social. Esto es lo que retrata la periodista y profesora de periodismo Jessica Bruder en País nómada. Supervivientes del siglo XXI, que acaba de editar Capitán Swing: un reportaje de 300 páginas producto de tres años de trabajo que llevaron a Bruder a recorrer 24.000 kilómetros a lo largo y ancho de Estados Unidos. El balance es rotundo y desolador: «Este capitalismo [en Estados Unidos] está expulsando a la clase media y a las personas mayores de la sociedad», dice Bruder a Público. [ler artigo aqui].

1 comentário:

Olinda disse...

As favelas rolantes e a desmistificação do "american dream".Um livro que eu gostaria muito de ler,pode ser que as Edições Avante o publiquem.Abraço