domingo, 3 de dezembro de 2023

Exposição “Livros Proibidos durante o Estado Novo” da BGUC rompe esquecimento

 03.12.2023POR [UniversidadeCoimbra]

Livros como “Quando os lobos uivam” de Aquilino Ribeiro, “Novas Cartas Portuguesas” das três Marias, “Questão Agrária” de Álvaro Cunhal ou “O Quarto Dia” de Miguel Torga fazem parte da seleção. A mostra itinerante vai viajar pelas Bibliotecas Escolares de Coimbra

A exposição “Livros Proibidos durante o Estado Novo foi apresentada na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) no dia 27 de novembro.  Com curadoria da BGUG, a mostra integra as celebrações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril e vai viajar pelas escolas secundárias do concelho de Coimbra mas tem a possibilidade de ir a mais Bibliotecas Escolares  da região.

Maia Amaral, diretor adjunto da BGUC explica as motivações para a seleção de 30 obras da exposição.

Entre as 30 obras proibidas pela censura que vão estar disponíveis, em versão fac-similada, pela editora “A Bela e o Monstro”, podemos encontrar livros como, “Quando os Lobos Uivam” de Aquilino Ribeiro, “Novas Cartas Portuguesas” de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, “Questão Agrária” de Álvaro Cunhal ou “O Quarto Dia” de Miguel Torga. A circulação vai iniciar em 2024 pela Escolas Secundárias D. Maria, Quinta das Flores e D. Duarte.

Manuel Portela, diretor da Biblioteca Geral fala da importância do conhecimento da nossa História e da história da leitura.

Sem comentários: