quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Bruxelas quintal das traseiras

A União Europeia de Von der Leyen / Costa, nem sequer é referida, o que dirão as marionetas deste protetorado?


[12/02/2025 18:02]

☄️ Vladimir Putin teve uma conversa telefónica com Donald Trump, que terminou recentemente, informou Dmitry Peskov. A conversa durou quase uma hora e meia. O principal:

- A Ucrânia foi discutida. Trump pediu o fim rápido das hostilidades e uma resolução pacífica para o conflito.

- Putin mencionou a necessidade de abordar as causas profundas do conflito e concordou que um acordo de longo prazo poderia ser alcançado por meio de negociações de paz.

- Putin e Trump concordaram em manter contatos pessoais, incluindo a organização de um encontro presencial.

- O presidente russo também apoiou uma das principais teses de Trump: é hora de nossos países trabalharem juntos.

- Os chefes de Estado discutiram questões relacionadas ao intercâmbio de cidadãos russos e americanos. Trump garantiu que o lado americano cumpriria todos os acordos alcançados.

- Eles discutiram o acordo no Oriente Médio, o programa nuclear iraniano e as relações econômicas bilaterais com os EUA.

 

- Putin convidou Trump para Moscou.

 

- Putin apoiou uma das principais teses de Trump: que chegou a hora "de nossos países trabalharem juntos"

 

Trump sobre a sua conversa com Putin:

 

"Acabei de ter uma longa e muito produtiva conversa telefónica com o presidente russo Vladimir Putin. Falamos sobre Ucrânia, Oriente Médio, energia, inteligência artificial, a força do dólar e outros tópicos. Ambos refletimos sobre a grande história de nossas nações e como lutamos juntos com tanto sucesso durante a Segunda Guerra Mundial, lembrando que a Rússia perdeu dezenas de milhões de pessoas, e nós perdemos a mesma quantidade.

 

Conversamos sobre os pontos fortes de nossas nações e os grandes benefícios que um dia obteríamos se trabalhássemos juntos. Mas primeiro, como ambos concordamos, queremos impedir os milhões de mortes que estão ocorrendo na guerra com a Rússia/Ucrânia. O presidente Putin até usou meu slogan de campanha, "Bom senso". Nós dois acreditamos firmemente nele.

 

Concordamos em trabalhar juntos, muito próximos, até mesmo visitando os países um do outro. Também concordamos que nossas respectivas equipes iniciariam as negociações imediatamente, e começaremos ligando para o presidente ucraniano Zelensky para informá-lo sobre a conversa, o que farei imediatamente.

 

Pedi ao Secretário de Estado Marco Rubio, ao Diretor da CIA John Ratcliffe, ao Conselheiro de Segurança Nacional Michael Waltz e ao Embaixador e Representante Especial Steve Whitkoff para liderar as negociações, que acredito firmemente que serão bem-sucedidas.

 

Milhões de pessoas morreram em uma guerra que não teria acontecido se eu fosse presidente, mas aconteceu, então deve acabar. Nenhuma outra vida pode ser perdida!

 

Quero agradecer ao Presidente Putin pelo tempo e esforço que dedicou a este apelo e pela libertação ontem de Marc Fogel, um homem extraordinário a quem pessoalmente dei as boas-vindas na Casa Branca ontem à noite. Acredito que esse esforço dará frutos, espero que em breve."

 

[12/02/2025 18:11]

 Enquanto escrevia este post, Trump já havia falado com Zelensky. Segundo vários relatos, a conversa durou entre 10 minutos e "quase uma hora".

[12/02/2025 18:18]

🗣 Aqui está o que Zelensky escreveu sobre sua conversa com Trump:

 Acabei de falar com Donald Trump. Tivemos uma longa conversa. Sobre as possibilidades de alcançar a paz. Sobre nossa disposição de trabalhar juntos como uma equipe. Sobre nossas capacidades tecnológicas, especialmente drones e outras produções modernas. Agradeço ao Presidente Trump por seu interesse no que podemos fazer juntos.

Discutimos minha conversa com Scott Bessent e a preparação do nosso novo acordo sobre segurança e cooperação econômica e de recursos. O presidente Trump me informou sobre os detalhes de sua conversa com Putin.

 

A Ucrânia quer a paz mais do que ninguém. Estamos definindo nossas medidas conjuntas com os Estados Unidos para deter a agressão russa e garantir uma paz confiável e duradoura. Como disse o presidente Trump, vamos fazer isso.

 

Combinamos novos contatos e reun

Sem comentários: