terça-feira, 21 de junho de 2011

O "ALMA-GRANDE"

«ALMA-GRANDE*»
Paulo Macedo, o novo ministro da Saúde

O único vínculo de Paulo Macedo ao sector da Saúde é a sua ligação ao BCP, onde é administrador da Médis, a empresa que gere seguros de saúde.

Paulo Macedo é vice-presidente do conselho de administração de várias empresas do grupo BCP, desde a fundação do grupo à Millennium BCP Ageas, Médis, Ocidental e Pensões Gere.
Aquando Director-geral dos impostos usufruía 23 mil euros mensais e ao terminar tão isenta e árdua tarefa foi promovido a director-geral do BCP.Em 2010 ganhou mais de 545 mil euros. Detém mais de 271 mil acções do BCP, segundo dados de 17 de Maio deste ano.

-- No Estado, a prostituição deixou de ter um mínimo de recato, surge desbragada e pratica-se ao nível de vão de escada. A banca não ordena, gere o Estado com os seus próprios executores colocando-os nos postos-chave da governação.

Porque o SNS continuará a perder a capacidade socorrer os que dele mais necessitam, e sendo o Ministro da Saúde o seu principal algoz, será cognominado de “Alma-Grande*”. Conto de Miguel Torga cuja personagem retrata o “abafador”, profissional prestador de serviços à comunidade, cujo trabalho consistia em asfixiar até à morte os moribundos, abreviando-lhes, deste modo bárbaro, o sofrimento.

Miguel Torga sintetiza, magistralmente, o momento determinante e definitivo quando o abafador, senhor do seu ofício, se propõe concretizar o trabalho para que fora solicitado:

«Calado, o Alma-Grande avançou. Mas quando de mãos abertas e joelho dobrado ia a cair sobre o Isaac, fê-lo parar uma voz diferente de todas as que ouvira em momentos iguais, que parecia vir do outro mundo, e dizia:

- Não… Ainda não… Ainda não…»

Este ministro "Alma-Grande", não usa a almofada mas obtém os mesmos resultados negando ambulâncias, meios de diagnóstico, medicamentos, cuidados médicos ou os indispensáveis internamentos.

-- Nota; no conto de Miguel Torga o "Alma-Grande" morre às mãos de um dos seus clientes.

Premonição?

2 comentários:

Fernando Samuel disse...

Aí está o homem certo para o lugar certo...
(e se a premonição do Torga se cumprisse?!...)

Um abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Boa!

Ora aí está, o "Alma-grande" e os almas danadas...

Abraço