sexta-feira, 10 de agosto de 2012

“O RATO ZITO”

A Zita desde que se abra para os mídia com a cicuta que destila, faz transbordar dos ecrãs das televisões o risível que lhe sobra.


A Zita e a Duquesa de Alba, uma espécie de Michael Jackson da nobreza espanhola, ambas ridículas cada qual a seu modo.

Ela sabia… e ficou todo este tempo caladinha. Ela sabe-la toda! Aliás quem é que não sabia? Era um assunto discutido nos cafés. “A que ministério é que vamos hoje colocar o microfone?”, e se não havia directrizes tirávamos à sorte. Tínhamos como meta colocar pelo menos um microfone por dia. Lembro-me como se fosse hojeque saudades! Encontrei a Zita na Avenida da Liberdade e do outro lado do passeio gritei-lhe: “Óooo Zitaaaa, hoje colocámos o microfone na retrete do ministro”, ela riu, e foi à vida. Encontrei-a mais tarde a sorrir para o Alfonso da duquesa, de que vos deixo testemunho.
*     *     *

«Cada vez que vejo o Dr. Vital Moreira ou a Dr.ª Zita Seabra fico agoniado. Sou demasiado sensível. Não é que eu não possa ver sangue. Até posso. O que o meu estômago não aguenta são as facadas nas costas. Para mais quando os esfaqueadores, de faca na mão e dentinhos na televisão, estão a sorrir.
O Vital e a Zita são muito parecidos. Ambos têm nomes que não lembram ao diabo. Ambos são baixinhos e franzinhos. Ambos têm bigodes. ambos têm narinas epilépticas, daquelas que abrem e fecham a 180 pulsações por minuto. Parecem dois ratinhos. Serão irmãos?
O mais engraçado é que o Vital, com aqueles olhos meigos e aquele cabelo comprido, dá mais para Menina Ratinha e a Zita, com cabelo curto e ar duro, dá mais para Sr. Rato. Para facilitar, chamemos-lhes Rato Zito e a Ratinha Vitalina.
Para , deviam escolher outras carreiras. O Rato Zito dava um bom chefe de redacção duma revista de desporto feminino. Podia até assinar uma coluna incisiva sobre o lançamento do dardo. A Ratinha Vitalina, que tem uma cabecinha fabulosa, devia regressar imediatamente à vida académica. […] De qualquer modo, tanto um como outro estão mal no PC, que é um partido comunista e, para além disso, honrado.»
Miguel Esteves Cardoso
 In O Independente – 1 de Dezembro de 1989
 

2 comentários:

trepadeira disse...

Para quê gastar cera com ruins defuntos?

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Miguel Edteves Cardoso!!!! E és tu um homem de direita!!!! Serás?

Um beijo.