sábado, 26 de outubro de 2013

"NÃO à moeda única, sim ao referendo”.

Público, Junho de 1997.
[Para facilitar a leitura]: «O livroMoeda Única” é o último marco da campanha do PCP “Não à moeda única, sim ao referendo”. O autor é Sérgio Ribeiro, deputado comunista ao Parlamento Europeu, que reuniu 40 fichas utilizadas em debates em que defendeu o não ao euro. Passa a estar em livro o “argumentário” comunista contra a moeda única

O título da notícia surge-nos armadilhado. O PCP não se expressa com argumentos, usa uma cartilha - ensinar os primeiros rudimentos de leitura ou compilação elementar - um prontuário de ideias gastas e muito rodadas da sua velhacassete”. O “argumentáriocomunista não é contestado, até porque os comunistas estão sempre contra, assim faziam crer os que aplaudiram esta entrada nos infernos.

estão eles, os comunistas, contra a moeda única!...

E hoje, quase dezassete anos passados, enaltece-se a coragem de politólogos, economólogos e outros astrólogos, que, timidamente ou como quem descobriu a pólvora, advogam a saída do €uro, mesmo que de forma destrambelhada, esquecendo ou encobrindo os que alertaram com veemência para os perigos a que estávamos sujeitos ao se optar pelo caminho que nos levaria ao caos. Não se tratou de um vaticínio ou profecia do PCP, mas de análises fundamentadas fruto do saber e da honestidade política.

A direita consubstanciada no PS/PSD/CDS, é instrumento bem oleado, não é estúpida, embora tenha no seu seio gente pouco inteligente. Mário Soares, seu porta-estandarte, que abriu os portões a esta tragédia, é o esperto-manhoso apoiado e apoiante da direita que destila do anticomunismo sibilino ao mais cavernoso.

A entrada para esta fossa em que nos encontramos foi opção ideológica de Mário Soares apoiado por todos os governantes-canídeos que de olfacto apurado lhes seguiram o rastro.
 
A questão não está na saída do €uro, coloca-se mais na saída de quem o trouxe e mantém por constituirem ambos uma só peça deste intrincado puzzle.


Sem comentários: