quinta-feira, 27 de junho de 2019

JORNALISMO ESCORREITO

Editorial
Quarta-feira, 26 de junho de 2019 Benito Perez

As roupas remendadas do imperialismo

O atual movimento de protesto só tem ainda três mártires e cem feridos, mas sabemos que o presidente Juan Orlando Hernández é capaz de muito pior, consciente da impunidade concedida ao seu regime. 

Há justamente dez anos, o presidente hondurenho Manuel Zelaya foi deposto pelos militares e pela oposição sob pretextos constitucionais nebulosos. O afastamento deste liberal de esquerda, aliado à Alternativa Continental Bolivariana de Hugo Chávez (ALBA), deu início à série de golpes (institucionais) bem-sucedidos com os quais a direita latino-americana e os seus aliados norte-americanos e europeus lideraram a reconquista do continente. Depois de Honduras, seguiram-se os golpes político-jurídicos no Paraguai (2012) e no Brasil (2016, 2018), bem como uma série de golpes fracassados ​​mas que enfraqueceram duramente os seus alvos.1. Sem esquecer várias eleições fraudulentas, incluindo as eleições presidenciais do México (2006, 2012) e nas Honduras (2009. 2013, 2017).

Todas essas ações antidemocráticas contra os que escolheram um desenvolvimento solidário e autonómico da América Latina, foram encorajados, não esqueçamos, pela imprensa e pelos governos ocidentais. Será por isso que, dez anos após o golpe, a violenta repressão nas Honduras produz um silêncio constrangedor de Madrid, Paris ou Washington? E que as imagens da polícia-militar abrindo fogo no Campus de Tegucigalpa só circulam nas redes sociais?

Criado há dois meses contra o desmantelamento da saúde e educação, o atual movimento de protesto tem apenas três mártires 2 e cem feridos, mas sabemos que o presidente Juan Orlando Hernández é capaz de muito pior, consciente da impunidade acordada ao seu regime. Depois de 2009, Honduras tornou-se o país mais perigoso do continente para ativistas sociais. Só pela defesa exclusiva da terra e do meio ambiente, a Global Witness registra uma média de dezassete ativistas assassinados por ano, e que a ONG coloca na conta da política "favorável aos negócios" dos presidentes que sucederam a M. Zelaya. A agricultura, os recursos naturais e a indústria têxtil atraem no entanto projetos e capitais just-in-time, com o atrativo de novas Zonas de Emprego e Desenvolvimento Económico como bandeiras - espécie de regiões autónomas dirigidas por multinacionais! Não há necessidade de ter feito "ciência po" para compreender porquê, enquanto a Nicarágua e a Venezuela viram suas políticas repressivas cobertas de opróbrio e de sanções, o regime hondurenho conseguiu assinar acordos preferenciais com Bruxelas. Washington e Ottawa.

O coquetel de neoliberalismo e repressão infligida aos hondurenhos teve os efeitos habituais: em dez anos, a pobreza extrema aumentou em um terço, e os serviços públicos estão exangues - com a exceção do exército, é claro, cujo orçamento aumentou em 150%!

Enquanto as caravanas de migrantes, muitos dos quais fugiram de Honduras, estão batendo às portas do Texas, a direita dos EUA também barafusta. Os Estados Unidos colhem o justo fruto dos seus generais Tapioca do século XXI, um pouco menos caricaturais que o original.

Notas
1.
Venezuela 2013, 2014, 2017, 2019. Equador 2010. Bolívia 2008.
2.
Oito mortes de acordo com a ONG Cofadeh (Comité das famílias de detidos e desapareceu em Honduras)

1 comentário:

Olinda disse...

A situação das Honduras desde que Zelaya foi expulso do país em pijama tem-se tornado um inferno para o povo hondurenho.Mas.é claro,os media não falam desta situação catastrófica ,pois faz parte da política externa dos EUA.É gratificante reconhecer que existem jornalistas que honram a profissão.Abraço