terça-feira, 23 de julho de 2019

Uma pedra/twitter no charco

A República Popular Democrática da Coreia, dizem, é um país fechado, que ninguém conhece mas que todos devem vilipendiar; e se um turista a elogia, afiançando que se movimentou livremente, os que afirmam nada saber da Coreia do Norte, como gostam de a apelidar, desmentem-no convictamente. dizendo que foi enganado. Desse país, está estipulado, ninguém pode dizer bem.

Claude Béglé  PDC Vaud – Parti Démocrate Chrétien, Conseiller national, Dr Economie, M Droit, M Sc Pol. Président SymbioSwiss, ex-Président La Poste, Exec vice-prés DHL, DPD, TNT, Ph.Morris, Nestlé, CICR, DDC.

E de repente, sábado, por volta do meio-dia, a twittosfera helvética descobre o relato de viagem do conselheiro municipal Claude Béglé na Coreia do Norte, relato embelezado com fotos.

Em visita particular à Coreia do Norte, Claude Béglé dirigente do PDC-Vaud (Partido Democrata-Cristão) teceu rasgados elogios nas redes sociais, nomeadamente no twitter, ao que em liberdade lhe foi dado ver, no país de Kim Jong-un. O que surpreendeu os democratas-cristãos em ano de eleições.

Em três páginas publicadas no twitter (podem ir ver) e no Facebook, o político explicou que foi à Coreia do Norte "para tentar compreender, sem preconceitos e com meus próprios olhos o que lá se passa".

«Fábrica modelo de têxtil e tecelagem de seda. Os operários com uma piscina própria, dormitórios e uma bela cafetaria, e sobretudo a possibilidade de se aperfeiçoarem, sendo a formação continua a chave do desenvolvimento do país.»

 E MUITO MAIS QUE PODE IR VER...

1 comentário:

José Corvo disse...

Em contrapartida José Luís Peixoto anda à procura de defeitos na Coreia do Norte que afinal não encontra. Vive à base de preconceitos e só procura dizer mal e em Portugal os direitolas (PS incluido)dão-lhe muita atenção como se ele fosse um fenómeno de cultura e de criatividade, que não é, nem pouco mais ou menos, é apenas um presunçoso que nem um pouco de História da Coreia parece conhecer (Só há uma Coreia e o Sul é que está ocupado militarmente pela América, mas isso ele não explica ou se calhar nem sabe).