segunda-feira, 22 de março de 2021

OS RESISTENTES por Fernando DC Ribeiro

De grafismo aprimorado e conteúdo condizente, acabo de receber um álbum com fotografias de Fernando DC Ribeiro “CHAVES olhares sobre a cidade” comentadas pelo próprio e por outras personalidades. É um trabalho que dignifica todos os participantes e forçosamente o principal ator.

 

OS RESISTENTES

 

“Os meus heróis não são heróis à força, são seres modestos, pessoas realmente humildes, com tanta humildade que alcançam a heroicidade e universalidade. (…) O meu herói é um homem vulgar, que dá tudo o que tem dentro de si”

Miguel Torga, in entrevista ao JL Jornal de Letras, Artes e Ideias, de 26.Jan.1988

 

O meu herói também cabe dentro do herói de Torga, mas hoje, em vez de herói, mesmo sem perder um pingo da sua heroicidade, quero chamar-lhe antes – resistente. O meu herói é um resistente. Vive no campo, na aldeia, é rural. É um resistente da montanha, vive com um pequeno punhado de outros resistentes iguais a si. Resiste às portas fechadas das casas abandonadas, resiste ao silêncio das ruas sem crianças. O meu herói é aquele que, por entre o seu mar de montanhas, resiste às noites frias de inverno, resiste ao inferno do verão e sempre resistiu ao convite da partida enquanto se despedia dos filhos que sabia não regressarem mais. O meu herói resiste à solidão, resiste ao desprezo dos senhores da cidade, resiste à dor e à doença e, enquanto tiver forças, resiste ao chamamento da terra. Prefere servir-se dela para lhe receber as sementes que mais tarde irão fazer o pão com que resiste à fome e no fundo, bem lá no fundo, o meu herói resistente apenas vive a vida que lhe deram para viver, a única que sabe viver, e vive feliz, com ela, e com um pouco de nada.

2 comentários:

Olinda disse...

Lindo texto.Simples como devem ser as imagens desse livro que contam a heroicidade feita povo.Abraço

Pluto disse...

Obrigado pela partilha. Um forte abraço.