quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O meu louvor ao sofrido povo haitiano



O sismo de 2010 fez cerca de 200 mil vítimas, e o recente furacão deixou mais de 1000 mortos a que se juntam não sabemos quantos mais causados pelas epidemias.

Nem terramotos, nem furacões, o Haiti está condenado até hoje pela sua revolução negra. Foi a única revolta de escravos bem-sucedida da História…

Um país destruído por não aceitar a escravatura e a dominação imperial.
A França, a Espanha e a Inglaterra nunca perdoaram ao povo haitiano as humilhantes derrotas militares em que pereceram dezenas de milhares de soldados europeus, vexame sofrido frente a um exército de escravos pondo em causa as estruturas económicas, sociais e morais estabelecidas pelos escravocratas com a bênção da igreja. Militarmente derrotados, excluem o Haiti do comércio mundial, destruindo-o economicamente, tal como o que está acontecendo a Cuba com o bloqueio ianque.
O povo haitiano tem feito face a todas as calamidades naturais e rejeitado os tiranos impostos pelos que não admitem que os povos sejam senhores dos seus destinos, muito menos escravos que não aceitaram a carta de alforria.
Conquistaram-na!

Sem comentários: