Desde o início da tarde de sábado, altura em que foi noticiada a
morte de Mário Soares,
que os principais canais de televisão e estações de rádio do país se
desdobraram em diretos, emissões especiais, entrevistas e debates sobre a vida
do ex-Presidente da República. De acordo com um estudo da Cision, foram
publicadas 15.947
notícias
e mais de 230 horas
– o equivalente a mais de nove
dias – de emissão de rádio e televisão dedicadas ao adeus ao
homem que, em 1985, assinou o tratado de adesão de Portugal à então Comunidade
Económica Europeia (CEE).
Os canais de informação foram aqueles que mais tempo dedicaram
às reações à morte de Soares, às exéquias fúnebres e às inúmeras homenagens
realizadas ao longo do fim-de-semana e dos três dias de luto nacional que se
seguiram. RTP3,
SIC Notícias,
TVI 24
e CMTV
realizaram exaustivas coberturas da despedida ao fundador do Partido
Socialista, somando cerca de 162
horas (quase sete
dias) de emissão sobre o óbito.
Os principais canais generalistas também reservaram grande parte
da sua programação para abordarem a vida e a morte de Mário Soares. Entre RTP1, RTP2, SIC e TVI,
contabilizaram-se cerca de 36
horas (um dia e meio) de transmissões televisivas sobre a
despedida ao fundador do Partido Socialista. Do mesmo modo, as rádios fizeram
um acompanhamento pormenorizado do último adeus ao antigo chefe de Estado, com
a Antena 1,
a TSF
e a Rádio
Renascença
a dedicarem cerca de 34
horas das suas emissões ao desaparecimento de Soares.
Não foi só na rádio e televisão que a morte de Mário Soares e
todas as reações que se seguiram foram amplamente noticiadas. Também nos
jornais e nos meios online a cobertura foi pormenorizada. Só em Portugal, foram
publicados 699 artigos
na imprensa
e 4.486 notícias
na internet.
Lá por fora, a Cision
detetou 8.351 artigos
publicados nos meios de comunicação social internacionais sobre o
desaparecimento do ex-Presidente da República.
O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision – empresa
líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de
media – são todas as notícias sobre a morte de Mário Soares, veiculadas no
espaço editorial português e internacional. O estudo incide sobre o período
decorrido entre os dias 7
de janeiro, data da morte de Soares, e 11 de janeiro de
2017, último dos três dias de luto nacional decretado pelo Governo.
2 comentários:
Como o tempo já passou só espero que não tenhamos um Ano inteiro a falar duma Pessoa que nunca agradou a todo o Povo. Boa tarde. Cumprimentos.
A todo este massacre mediático,o povo não saíu à rua!Abraço
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