quinta-feira, 20 de junho de 2019

Água

«Qualquer privatização neste setor, de extrema importância, será sempre eticamente questionável e, face à divisão de riscos assimétrica entre as partes, uma ameaça ao bem-estar social.
O caso de Mafra". Dissertação de Mestrado,
Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão»


O Município de Mafra celebrou, em 15 de Dezembro de 1994, a privatização das águas com a empresa Compagnie Générale dês Eaux, S.A, considerada em França a empresa mais corruptora. Se bem me lembro com grandes ligações ao Grupo Barraqueiro.

Logo ao ser privatizada, o município de Mafra cobrava a água mais cara do país. 25 anos passados, a Assembleia Municipal de Mafra, aprova o regresso ao SMAS deste bem público, indemnizando a empresa em 21 milhões de euros. Com o fim da concessão, o município estima ainda investir dois milhões de euros por ano na rede de água e saneamento.

O município justifica a decisão por a Be Water pedir, desde 2015, uma compensação entre os 12 a 19 milhões de euros, por haver consumos inferiores ao contratualizado, ou aumentos de 30% em média nas tarifas.

Neoliberalismo é extorsão, impondo as privatizações apadrinhadas e impulsionadas pelo PS/PSD/CDS, os partidos à compita para ver quem mais dirigentes têm presos ou com processos por corrupção.

E OS TANSOS BATEM-LHES PALMAS E OFERECEM-LHE O VOTO

1 comentário:

Olinda disse...

Os pacóvios,no tempo da outra senhora,eram analfabetos.Agora,mais alfabetizados,e continuam patetas.Abraço