terça-feira, 22 de outubro de 2019

Chile: Desculpe pelo transtorno, estamos lutando por si



Andrés Figueroa Cornejo / Resumo da América Latina / 21 de outubro de 2019

Destruído o medo à liberdade, desmoronam-se os deuses do poder e seus fetiches auxiliares. Uma juventude com tantos motivos quanto estrelas disparando luz, que enche as ruas de todo o Chile. Já não é só Santiago, nem o bilhete de Metro, nem apenas estudantes. Ao longo do país, entre o mar e as cordilheiras, também se juntaram os trabalhadores portuários e os mineiros da La Escondida. Foi convocada a greve nacional para 22 de outubro pelos trabalhadores da saúde pública, uma área completamente destroçada pela falta de orçamento e tragicamente famosa pelos milhares de pacientes que morreram esperando a sua vez de atendimento.

Não é possível dar conta de todos os momentos de resistência e luta que encheram e ainda acontecem durante o dia 21 de outubro. Histórico, é os números de detidos (somente no dia 21, números oficiais, foram detidas mais de 1905 pessoas), feridos, torturados pela polícia e familiares que procuram manifestantes desaparecidos e assassinados.

(de acordo com o Instituto Nacional de Direitos Humanos, faleceram pelo menos 13 pessoas, outras 44 encontram-se gravemente feridas. O Ministério do Interior confirma que 1.905 cidadãos foram detidos em todo o país)

 Sebastián Piñera e a equipe central que administra o Estado oligarca, policial e militarizado do Chile, já estão atrapalhando até as classes dominantes. O mercado de ações caiu 4% e a qualquer momento pode entrar na bancarrota. A verdade é que a imagem do país está por terra, entregue ao despenhadeiro da força de gravidade e descrédito pela inversão capitalista.
Ler mais (aqui)


1 comentário:

Olinda disse...

O que está a suceder no Chile,Argentina e em quase toda a América Latina é o reflexo do insucesso do neoliberalismo.A tradição de luta dos seus povos está de novo acesa.Não desconhecendo a ingerência e o apoio do império o povo latinoamericano vencerá.Abraço