quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Quando fui votar



Reconfirmei que o tecido social desta localidade se tem alterado de tal forma, que os habitantes não se revêem na realidade local. Esta “aldeia”, durante o dia permanece deserta, é mais um dos muitos dormitórios onde a vida social deixou de existir.

As fábricas circundantes fecharam, a pequena agricultura desapareceu e a sazonal pertence à agro-indústria cujos tratores são programados e as colheitas mecanizadas, o operariado agrícola é composto por modernos “ratinhos”, tarefeiros dispensados no final da estação.

As preocupações objetivas dispersaram-se, sendo por vezes contraditórias, alienadas por perda de referências, cujas opções eleitorais são o reflexo do que a media publicita. Do hibridismo informativo, sem o confronto entre os próprios cidadãos, surge a abstenção e a promoção de “partidos” sem quaisquer referências idóneas, contribuindo para o desprestígio dos deputados eleitos.

Adquirir, arrumar e fortalecer a consciência política só é possível no confronto das contradições que nos atingem diariamente. E leva o seu tempo.

Os que apanham as canas não são os mesmos que lança os foguetes.


Sem comentários: