«Durante o mês de janeiro, a Câmara Municipal de Seia, através da sua Biblioteca Municipal, promove vários momentos evocativos da vida e obra do artista e escritor senense Avelino Cunhal, com a exposição Itinerante “16 Bibliotecas, 16 Autores”, que apresenta Avelino Cunhal no universo das bibliotecas da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), patente na praça do Município, de 15 de janeiro a 5 de fevereiro.
Nascido em Seia, em 1887, exerceu advocacia, destacando-se como advogado de defesa de presos políticos, acusados pelo Estado Novo de crimes de subversão contra o regime.
Além de artista plástico foi escritor e dramaturgo, tendo escrito várias peças neorrealistas, sob o pseudónimo de Pedro Serôdio. Os seus trabalhos tinham claras intenções de intervenção social, pelo que foram alvo de censura, por vezes com a própria detenção do autor. Colaborou também com as revistas Vértice, Seara Nova e O Diabo.
O senense que é pai de Álvaro Cunhal. Merecedor desta homenagem da Câmara Municipal de Seia que vai reeditar o livro “Senalonga”, obra escrita por Avelino Cunhal, com ilustrações de Miguel Flávio.
A reedição do livro “Senalonga” é apresentada no dia 22 de janeiro (às 16h), a que se seguirá a abertura da exposição “Avelino Cunhal, um Artista do Neorealismo”, aberta ao público na Biblioteca Municipal de Seia até 1 de março.»
Sem comentários:
Enviar um comentário